16 de dez. de 2009

SURTANDO...




REZA A LENDA QUE UM CERTO GENERAL FRANCÊS, DISSE QUE O BRASIL NÃO ERA UM PAÍS SÉRIO....TENHA ELE DITO OU NÃO ISSO, COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO EM NOSSO PAÍS SE ENCAIXA COMO UMA LUVA...EM TODOS OS SENTIDOS!
QUANDO FALO EM EDUCAÇÃO, FALO NÃO APENAS DAQUELA QUE VOCÊ TEM OBRIGAÇÃO DE TRAZER DE CASA, COMO DIZER OBRIGADA, SER RESPEITOSO COM OS MAIS VELHOS, AMÁVEL COM OS DESFAVORECIDOS, ATENCIOSO COM OS MAIS FRACOS...CASO VOCÊ NÃO TENHA TIDO ESSAS NOÇÕES BÁSICAS DE BOA EDUCAÇÃO, NÃO VAI ADIANTAR NEM EU DIZER LAMENTO...VOCÊ NÃO VAI ENTENDER MESMO!
O QUE VEMOS HOJE É UMA GERAÇÃO ALHEIA AO COLETIVO, QUE DESCONHECE O RESPEITO AO PRÓXIMO E ACHA QUE BERRAR E EXIGIR SEUS DIREITOS É UMA MÁXIMA REVOLUCIONÁRIA....O QUE TRAZEMOS DE NOSSA FAMÍLIA, MOSTRA MUITO OS VALORES QUE NOS FORAM ENSINADOS...PORQUE CARÁTER  INDEPENDE DE APRENDIZAGEM, OU SE TEM OU NÃO...
AGORA ISSO NOS LEVA A SEGUINTE QUESTÃO: NUM PAÍS COM UM HISTÓRICO MEDÍOCRE DE ENSINO, O QUE DIZER DOS PROFESSORES, ALUNOS E PAIS DE HOJE?
QUANDO DIGO MEDÍOCRE É NO SENTIDO DE TERMOS UMA EXPERIÊNCIA MUITO RECENTE COM O ENSINO, HAJA VISTA QUE AS PRIMEIRAS UNIVESIDADES (mais parecidas com colégios, se comparada aos dias de hoje) SURGIRAM NA AMÉRICA LATINA NO SÉC. XIV, ENQUANTO AQUI ALGO PARECIDO SURGIU EM 1920, COM APENAS 400 ANOS DE ATRASO...SE FORMOS LEVAR AO PÉ DA LETRA, A PRIMEIRA UNIVERSIDADE SURGIDA NO BRASIL FOI A USP, EM 1934, ISSO COMPARANDO COM OS MODELOS OCIDENTAIS, QUE JÁ EXISTIAM CENTENAS DE ANOS ANTES...E NEM ESTAMOS FALANDO DOS MODOS DE ENSINAR DO ORIENTE (não quero passar vergonha...).
MAS DEIXANDO DE LADO UM POUCO A HISTÓRIA, TEMOS UM PAÍS QUE DESDENHA DO ENSINO EM TODOS OS NÍVEIS, POIS O QUE SIGNIFICA UNIVERSIDADE? UM ESPAÇO DO SABER UNIVERSAL COM O PROPÓSITO DE DIFUNDIR O CONHECIMENTO A TODA A SOCIEDADE QUE A MANTÉM....O QUE TEMOS HOJE? (e me parece, sempre tivemos!) UM ESPAÇO QUE PRODUZ, MAS QUE MANTÊM HERMETICAMENTE FECHADO O CONHECIMENTO PRODUZIDO...MESMO DENTRO DO SEU PRÓPRIO ESPAÇO! QUE COLOCA NO MESMO SACO ALUNOS QUE QUEREM APRENDER E O RESTO; VEMOS PROFESSORES COM EGOS INFLADOS PREOCUPADOS EM MANTER SUAS BOLSAS DE PESQUISA, MESMO QUE PARA ISSO USEM TRABALHO ESCRAVO (ops, desculpem, trabalho dos estagiários...).
E O QUE DIZER DO ENSINO BÁSICO? AQUELE ONDE SE MOLDAVA CIDADÃOS, ATRAVÉS DO CONHECIMENTO, DESDE CRIANCINHAS? PIOR, O QUE DIZER DOS PROFESSORES QUE SAEM DAS UNIVERSIDADES MAL SABENDO LER E ESCREVER? E O PIOR DOS PIORES, O QUE DIZER DIANTE DE PAIS QUE FAZEM OS TRABALHOS DOS FILHOS, DEMONSTRAM TOTAL FALTA DE RESPEITO POR TODA E QUALQUER ESTRUTURA DOCENTE (aqui entram os pedagogos, professores, direção de escola, enfim, toda a estrutura educacional) E AINDA, BRADAM A PLENOS PULMÕES QUE ESTÃO PAGANDO....?
O QUE ESPERAR DIANTE DISSO? ALUNOS EDUCADOS, CONSCIENTES E RESPEITOSOS DIANTE DE SEUS PROFESSORES/PAIS/ESCOLA? QUALQUER CRIANÇA COM MAIS DE DOIS NEURÔNIOS (não se enganem, eles tem muito mais que isso!) PERCEBE QUANDO TEM DIANTE DE SI UM PROFESSOR QUE NADA SABE, QUE ESTÁ DESATUALIZADO E QUE 'ENROLA' AO INVÉS DE ENSINAR...O ALUNO DE HOJE CONHECE SEUS DIREITOS EXPRESSOS NAS LEIS, APENAS IGNORA SEUS DEVERES... SEUS PAIS SÃO PESSOAS, NA MAIOR PARTE DAS VEZES, QUE CARREGAM UMA CULPA CRISTÃ POR ESTAREM TRABALHANDO  O DIA TODO, PORTANTO, A TUDO PERDOAM...
DIZER QUE A PROFISSÃO DE PROFESSOR É ALGO ABNEGADO E CORAJOSO, QUE GANHA POUCO, PODE SER VERDADEIRO EM MUITAS REGIÕES BRASILEIRAS, MAS É PURA 'BALELA' DOS GRANDES CENTROS URBANOS, PARA ESCONDER A MÁ FORMAÇÃO ACADÊMICA, SEU TOTAL DESINTERESSE EM LER UM JORNAL OU UMA REVISTA, FAZER UM CURSO DE APRIMORAMENTO, SOB A ÉGIDE DO "GANHO POUCO, SOU DESREPEITADO, NINGUÉM ME VALORIZA"....
PROFESSORES QUE SÃO INCAPAZES DE VALORIZAR A LÍNGUA MATERNA, MAS RÁPIDOS EM USAR A LÍNGUA FERINA, INCLUSIVE, CONTRA SEUS PRÓPRIOS PARES!
ANTES QUE COMECEM A ME ATIRAR PEDRAS PELAS MINHAS PALAVRAS, DIGO A VOCÊS: SOU PROFESSORA E JÁ FUI ALUNA, ALIÁS, NUNCA DEIXEI DE SER ALUNA...NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS TUDO QUE TENHO FEITO, ALÉM DE ENSINAR, É SENTAR NOS BANCOS ACADÊMICOS PARA VER SE APRENDO UM POUCO MAIS....
INFELIZMENTE, MINHAS PALAVRAS EXPRESSAM O MEU OLHAR REAL, DE QUEM SENTIU NA PELE, DE QUEM ERRA DIANTE DOS ALUNOS E ASSUME, QUE RECONHECE SUAS DEFICIÊNCIAS, MAS QUE PROCURA SEMPRE  UMA FORMA DE CORRIGIR-SE, QUE SOBREVIVE, AOS TRANCOS E BARRANCOS, DIANTE DA MEDIOCRIDADE REINANTE...
CONCORDO QUE O PROFESSOR GANHA POUCO, MAS NÃO SÃO TODOS, CONCORDO QUE FALTA RESPEITO POR PARTE DOS PAIS, DOS ALUNOS E DOS EMPREGADORES (públicos e privados), MAS O PRÓPRIO EDUCADOR NÃO SE VALORIZA, NÃO TEM GANA NEM ÍMPETO DE MUDAR E, ACIMA DE TUDO, NÃO SE RESPEITA, NEM RESPEITA OS OUTROS, OU SEJA, ESTAMOS VIVENDO HÁ MUITO TEMPO, DENTRO DE UM CÍRCULO VICIOSO, ONDE FALTA HUMILDADE, RESPEITO E AMOR AO SABER! 
HOJE, IMPORTA MAIS POSSUIR VÁRIOS 'CANUDOS' DO QUE POSSUIR CONHECIMENTO, IMPORTA MAIS O ALUNO PASSAR DO QUE APRENDER, IMPORTAM MAIS AS ESTATÍSTICAS QUE AS RELAÇÕES HUMANAS.... ENFIM, DÁ-SE VALOR AO INDIVIDUAL E ESQUECE-SE DO COLETIVO!
COMO QUEBRAR ESSE CÍRCULO? SENDO O QUE SEMPRE FOMOS: BONS PROFESSORES, ENSINANDO CIDADANIA, TIRANDO ALUNOS MIMADOS DE SUAS BOLHAS DE CRISTAL, ENSINANDO OS ALUNOS A RACIOCINAREM AO INVÉS DE DECORAREM, MOSTRANDO RESPEITO AOS SEUS PAIS E AOS SEU LOCAL DE TRABALHO, MAS AO MESMO TEMPO EXIGINDO RESPEITO DOS MESMOS, ATRAVÉS DE UMA POSTURA DIGNA E HUMILDE QUE APENAS O CONHECIMENTO EFETIVO PODE OFERECER!


É ISSO....DESCULPEM O SURTO!
REFLORIPA