Certa vez, o dono de um pequeno sítio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua: - Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?
Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu: "Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda". Meses depois, o poeta encontra o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio. - Nem pense mais nisso, disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha! Às vezes, não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros. Valorize o que você tem, os amigos que estão perto de você, o emprego que Deus lhe deu, o conhecimento que você adquiriu, a sua saúde, o sorriso do seu filho. Esses são os verdadeiros tesouros. (recebido por e-mail)
LENDO ESTE E-MAIL QUE RECEBI, NOTEI QUE A GENTE FAZ ISSO MESMO. NUNCA VALORIZAMOS AQUILO QUE TEMOS. OLHAMOS SEMPRE COM OLHOS DE POUCO CASO TUDO QUE NOS PERTENCE. NÃO NECESSARIAMENTE TUDO, MAS SEMPRE TEMOS ALGO QUE NÃO DAMOS O DEVIDO VALOR. ACHAMOS SEMPRE QUE A CASA DO VIZINHO É MELHOR QUE A NOSSA, QUE O CARRO É O MAIS BONITO, A ROUPA FICA MELHOR NOS OUTROS DO QUE NA GENTE, ENFIM, SEMPRE COLOCAMOS ALGUM DEFEITO. QUANDO ALGUÉM CHEGA E ELOGIA O QUE VOCÊ TEM, SÓ AÍ É QUE VOCÊ PRESTA ATENÇÃO E VÊ COM OUTROS OLHOS. VOU PEGAR UM EXEMPLO QUE ACHO MUITO APROPRIADO: TODO MUNDO TIRA FOTO, E NUNCA VI ALGUÉM ACHAR QUE FICOU BONITA! SEMPRE ACHAMOS UM DEFEITO: SAíMOS GORDAS DEMAIS, O NARIZ SOBRESSAIU, SEMPRE SE ACHA HORROROSA E NUNCA MOSTRA PARA NINGUÉM.... MAS UM DIA, SEMPRE TEM ESSE DIA, TODOS QUEREM VER FOTOS OU MOSTRAR FOTOS. VOCÊ NATURALMENTE TENTA ESCONDER AS QUE VOCÊ ACHA QUE SAIU RIDÍCULA E SÃO EXATAMENTE ESSAS QUE TODOS ELOGIAM... COMO VOCÊ ESTÁ LINDA, QUE ELEGANTE, QUE SORRISO. E AÍ VOCÊ REPARA QUE REALMENTE ESTÁ LINDA NA FOTO. TEMOS A MANIA DE VER TUDO QUE TEMOS SEMPRE PELO LADO FEIO. POR QUE SERÁ?
BJOS ROSANA