BELEZA NATURAL
Na semana passada, estava a fazer a minha musculação 'dedal' diante da televisão, eis que me deparo com um início de programa, um 'reality show', no mínimo, exótico! Feito em Londres, o programa escolheu 12 mulheres, das mais variadas formas e idades, para representar algo como a "Miss Beleza Natural", ou seja, mulheres comuns, com idades entre 20 e 40 e pouquinhos anos, de onde uma apenas seria escolhida para representar a beleza natural da mulher com todas as suas neuras com o corpo, tipo dando um basta na indústria da moda e da beleza artificial, que produz cada dia mais mulheres que não condizem com a realidade das ruas das grandes cidades...
Achei interessante a proposta e na falta de coisa melhor para ver, resolvi arriscar e ....grata surpresa!!!!
Primeiro, o apresentador - não me perguntem o nome, sei lá quem era - um rapaz oriental com uma alma feminina, por assim dizer...mas com uma extrema sensibilidade no trato com as pessoas/mulheres. Ele foi um show à parte!
Daí vem o primeiro desafio: as mulheres deveriam fotografar apenas de trajes íntimos, mostrando a parte do corpo que menos gostava (fiquei pensando....hehehehe...pode ser tudo?).
Para isso, ele as levou a um museu (também não me perguntem...sei lá onde...na Inglaterra!) com maravilhosas pinturas, de diferentes épocas, retratando as mulheres tal como eram...tipo aqueles quadros renascentistas, com mulheres 'cheinhas de curvas'! E fez uma pergunta ao público: "Quando deixamos de valorizar o corpo cheio para nos tornarmos escravos da cultura dos magricelos?"
Mas daí, bateu o desespero para algumas...uma teve um ataque de pânico, outras começaram a chorar...quem ligasse a T.V. nessa hora, ia pensar que era um programa de horror e tortura! Entretanto, o apresentador levou cada uma a ultrapassar seus medos, colocar para fora o que mais detestava realmente em si e no seu corpo! Através do estímulo e do uso de muita psicologia, cada uma subiu em um tablado com uma moldura vazia para enquadrar a parte do corpo que menos gostava...
Essa parte foi muito interessante, pois vi mulheres, no meu entendimento e do próprio apresentador, sem PROBLEMA nenhum! Inclusive, tinha umas 3 muito bonitas de corpo, de rosto, e foram as que mais tinham problemas em se aceitar. Para mim, um total disparate ver mulheres normais e saudáveis (apesar do tamanho, todas vendiam saúde!) se considerando a última das mortais em termos de beleza e padrão aceitos pela sociedade!
Na segunda parte do programa, o desafio era tentar fazer com que alguma loja de roupas, em Londres, colocasse em sua vitrine, uma manequim com tamanho 44/46! O grupo foi dividido em 2 e lá foram elas pelas ruas a bradar sobre a escravidão imposta pela cultura da magreza.
O que eu vi é o que vemos em qualquer lugar do mundo, e particularmente no Brasil, onde a cultura do corpo é poderosa, foram lojas e mais lojas expondo modelos e peças de roupas que mal caberiam em uma menina de 10 anos!!! Manequins de tamanho 36/38, no máximo 40, expondo roupas muito bonitas, mas que muitas mulheres passavam ao largo, porque intuitivamente, tinham certeza que não caberiam nelas...
Não sei quanto a vocês, mas desde nova sempre evitei olhar vitrines, por mais interessante que me parecessem as roupas, com modelos esquálidos expostos! Direto eu pensava: '...nem deve ter meu tamanho! Olha o corpo da vendedora, não deve comer faz dias!!!'
Quando não eram os manequins, eram as vendedoras, verdadeiros baluartes da cultura da magreza! Para àquelas como eu, que possuem a chamada gordura 'boa', ou seja, quadris avantajados, sem barriga, cintura tamanho 42, mas 'bumbum' 46...entrar numa loja dessas jamais! Mesmo tendo condições financeiras de comprar qualquer peça da loja... e a vergonha de ouvir 'desculpa, não trabalhamos com seu tamanho!'? A grata surpresa foi perceber que do outro lado do mundo, as mulheres pensavam e agiam igualzinho a mim!
Para não me estender muito hoje - não se preocupem continuo amanhã...hehehehe - ficam as perguntas: QUANDO FOI QUE NOS TORNAMOS ESCRAVAS DA BELEZA? DESDE QUANDO DEIXAMOS A SAÚDE DE LADO E OPTAMOS POR UM VISUAL FORA DA REALIDADE?
BEIJOS SURTADOS E ATÉ AMANHÃ!!!!
REGINA