IMAGEM |
COMO JÁ PERCEBERAM, ESTAMOS PERIODICAMENTE, COLOCANDO CRÔNICAS DA ESCRITORA NAIR LACERDA. MUITAS PESSOAS ENTRARAM EM CONTATO CONOSCO QUERENDO SABER MAIS SOBRE ESSA AUTORA, POR CAUSA DO TEXTO BEM ESCRITO E SEMPRE MUITO ATUAL. ESSA SEMANA ESTAREMOS COLOCANDO MAIS TEXTOS DELA E UMA PEQUENA BIOGRAFIA. PARA QUEM NÃO SABE ESSA ESCRITORA É AVÓ DA NOSSA QUERIDA ROSANA E FOI ASSIM QUE A MESMA VEIO PARAR N'ASSURTADAS. COM O PASSAR DO TEMPO, ISSO FOI SE TORNANDO IRRELEVANTE, PORQUE D. NAIR É EXCEPCIONALMENTE MARAVILHOSA, NÃO APENAS POR TER SIDO AVÓ DE ALGUÉM, MÃE DE ALGUÉM, MAS PORQUE TINHA TALENTO. NOSSA CULTURA BRASILEIRA ESQUECE SEMPRE NOSSOS TALENTOS.
A NATUREZA É SÁBIA
EU ACHO MUITO ENGRAÇADA ESSA CELEUMA EM TORNO DO USO DE ERVAS PARA OS MALES DA SAÚDE. NÃO DISCUTO O COMBATE AO CURANDEIRISMO, E PENSO QUE OS MÉDICOS TÊM TODO O DIREITO DE FAZÊ-LO, NÃO SÓ PELO NATURAL INSTINTO DE DEFESA DA COLETIVIDADE COMO PELO MOVIMENTO MUITO HUMANO DE PROTEÇÃO DA PRÓPRIA CLASSE E DOS INTERESSES PESSOAIS DE CADA UM DE SEUS MEMBROS. MAS TODO COMBATE, SEJA LÁ AO QUE FOR, DEVE SER ESTUDADO, COMO ESTUDAM OS MILITARES SEU PLANO DE BATALHA, COM GRANDE SENSO DA REALIDADE. ORA, NO SETOR MÉDICO, QUAL É A REALIDADE BRASILEIRA? TEMOS, POR ACASO, UM SERVIÇO EFICIENTE QUE FACULTE A TODA GENTE, PRÍNCIPALMENTE ÀS CLASSES MENOS PRIVILEGIADAS, O LEITO HOSPITALAR, A CONSULTA FREQUENTE, O ACESSO À MEDICAÇÃO ADEQUADA? BEM SABEMOS QUE NÃO, NEM NOS GRANDES CENTROS, CUJA PERIFERIA É SEMPRE DE UMA CARÊNCIA IMENSA DE TAIS COISAS, COMO NAS PEQUENAS CIDADES, QUE ÀS VEZES NEM DISPÕEM DE MÉDICO RESIDENTE.
O USO DE REMÉDIOS SE ESTÁ FAZENDO UM LUXO MAIOR DO QUE O USO DOS SOFISTICADOS PERFUMES DA RUE SAINT HONORÉ, NAQUELA PARIS QUE DISTRIBUI SUAS ESSÊNCIAS FLRORAIS APENAS ÀS CAMADAS SOCIAIS QUE FICAM “PARA ALÉM DO ARCO-ÍRIS”. E QUEM FOI QUE DESCOBRIU QUE ERVA NÃO CURA, NÃO ALIVIA, NÃO RESOLVE MIL DODÓIS DAS CRIANÇAS E MIL ACHAQUES DE ADULTOS? NESTE BRASIL MORENO, CHEIO DE TRADIÇÕES NO TERRENO DA SAÚDE, INICIADAS PELAS MÃES PRETAS QUE TUDO SABIAM SOBRE PLANTAS E SEUS USOS, QUANTOS FIGURÕES MUITO IMPORTANTES TERÃO SIDO TRATADOS COM AQUELE MILAGROSO CHÁ DE SENA, MANÁ E ROSA, QUE NÃO FALTAVA JAMAIS QUANDO AS BARRIGUINHAS SE PORTAVAM MAL? E QUANTO SARAMPO FOI DEBELADO COM AS SIMPÁTICAS E MIUDINHAS FLORES DE SABUGUEIRO – EM QUASE TODO O QUINTAL HAVIA UM SABUGUEIRO – E MAL APARECIA A FEBRE E AS PINTINHAS NA PELE, JÁ PARA CAMA E TOME CHÁ DE SABUGUEIRO, GOSTE OU NÃO DELE. E AQUELA ADORÁVEL VELHA TIA QUE FAZIA BALAS DE GUACO, BEM PUXADAS NUM GANCHO E CORTADAS COM UMA GRANDE TESOURA? E, ATÉ HOJE, POSSO DAR TESTEMUNHO DISSO, NÃO HÁ MELHOR REMÉDIO PARA A TOSSE DO QUE O XAROPE DE GUACO, AS FOLHAS APANHADAS ALI NO CANTEIRO, O AÇÚCAR QUEIMADO NA PANELA, O CHÁ DAS FOLHAS ACRESCENTADO, E LÁ SE VÃO AS NOITES MAL DORMIDAS E O CANSAÇO DAS CRISES BARULHENTAS DA TOSSE. E NÃO DIGAM QUE BROTO DE GOIABA NÃO CURA DIARRÉIAS PORQUE CURA. É BEM VERDADE QUE NÃO SE TRATA DE MALES QUE TENHAM CAUSAS MUITO SÉRIAS, QUE PEÇAM TERAPÊUTICA ESPECIALIZADA. E O CHÁ DE ERVA-CIDREIRA PARA AS INSÔNIAS? TENHO UM AMIGO, ALEMÃO, QUE VIVIA SE QUEIXANDO DA DIFICULDADE PARA DORMIR. OS MÉDICOS DAVAM-LHE REMÉDIOS E ELE DORMIA, MAS ACORDAVA COM O ESTÔMAGO MAU E MAU HUMOR. “RECEITEI-LHE” CHÁ DE ERVAS CIDREIRA E ELE FICOU ENCANTADO. TANTO, QUE MANDOU A ERVA CALMANTE PARA UM AMIGO, NA ALEMANHÃ, E AGORA PRECISA ENVIAR PERODICAMENTE A CAIXINHA, PORQUE O RESULTADO FOI EXCELENTE.
E QUANTOS SÃO OS REMÉDIOS À BASE DE ERVAS? OS ANTIGOS, COMO A CÉLEBRE ÀGUA DE MELISSA, PARA OS NERVOS DAS DONZELAS – ERA MUITO CHIQUE TEREM NERVOS DE DONZELAS – O ÓLEO DE AMÊNDOAS DOCES QUE TANTO ACALMAVA DORES DE BARRIGA COMO DAVA FORÇA E BRILHO AOS CABELOS. E, AFINAL QUE É O PODEROSO REMÉDIO DOS CARDÍACOS, A DIGITALINA, SENÃO O PRODUTO DAQUELA BONITA FLOR QUE DÁ EM CACHOS QUE PARECEM MESMO DEDINHOS? E A AMICA, PARA AS PANCADAS E OS TOMBOS? E A BELADONA, PARA AS BRONQUITES, COM CUIDADO, PORÉM, QUE EM DOSES FORTES ELA É TÓXICA. E O JAMBOLÃO, QUE ARBORIZAVA A AVENIDA WASHINGTON LUIZ E COSTUMAVA DEIXAR CAIR SUAS FRUTAS PRETINHAS NA CABEÇA DA GENTE? NÃO SEI SE AINDA CONSERVAM ALI IMENSAS ÁRVORES, NEM SE SABEM QUE SEU CHÁ É RECOMENDADO AOS DEABÉTICOS.
NA VASTA FARMÁCIA DA NATUREZA TODOS OS REMÉDIOS PODEM SER ENCONTRADOS. QUE SEJAM SERIAMENTE ESTUDADOS, QUE SEJAM TECNICAMENTE PREPARADOS, COMERCIALIZADOS, REICEITADOS PELA MEDICINA. MAS QUE POSSAM AO MENOS HABILITADOS A PAGAR OS PREÇOS DESVAIRADOS DOS MEDICAMENTOS DOS NOSSOS DIAS, USAR A GENEROSIDADE DAS PLANTAS EM SEU ESTADO NATURAL, EM CHÁS, EM XAROPES, EM COMPRESSAS, EM FUMIGAÇÕES – NEM SEI BEM O QUE ISSO QUER DIZER, MAS LEVEI GRANDE PARTE DA MINHA VIDA OUVINDO LOUVAÇÕES A ELAS. PORQUE, DO JEITO QUE AS COISAS VÃO NESTA PÁTRIA AMADA, TODOS ESTAMOS PRECISANDO DE UM BOM CHÁ DE BOLDO, PARA PROTEÇÃO DO FÍGADO.
(Crônica publicada no jornal da Tribuna de Santos no dia 11 de setembro de 1988).