20 de mar. de 2013

os coitadinhos parte 2


imagem

VERSÃO 
"OS CANALHAS TAMBEM ENVELHECEM!!!"
(graças à genética...eles também morrem)

Peguei a frase do tio Rubi, mais conhecido como Rui Barbosa, para dar continuidade à frescura hipócrita do politicamente correto. Se no tempo de Barbosa, já se sabia disso… imagina hoje que a gente não pode falar mal, nem bem de ninguém ? 
Como não temos o rabo preso com nada, posso dizer com franqueza: "OS CANALHAS DOS PARENTES TAMBÉM ENVELHECEM…."
Os piores tipos de manipuladores e interesseiros estão, muitas vezes, dentro da estrutura familiar, por mais que se tente esconder é dentro da família que as piores coisas acontecem…
Vamos ver se meu raciocínio está correto - podem usar os comentários do blog para discordar ou não :
1. Quando falo família, não é a que escolhemos criar, mas aquela que vem agregada ao marido ou à esposa. Essa, infelizmente, não tem como escolher! Como disse, são agregados….
2. Sempre tem dentro de qualquer família: um grupo bom, trabalhador, que quer o bem das pessoas e dos parentes e um grupo ruim com pessoas invejosas, ambiciosas além da conta, manipuladores, coitadinhos….
3. O grau de educação e poder aquisitivo são condições primárias para você se incomodar ou não, com os parentes do seu cônjuge.
Pois bem, peguem esses 3 itens, juntem com uma dose de bondade, malícia, desprendimento, credulidade e más intenções e produzimos dois lados: aquele que se importa com tudo que acontece na família, mas é cego para a verdade e o outro lado que percebe perfeitamente o 'calcanhar de Aquiles' de cada parente, e o usa para proveito próprio! Inclusive, para o lado manipulador, pouco importa quem é o parente que não percebe a mentira…. importa apenas que acredite! Se o lado bom é seu filho ou sua esposa, não estão nem aí….
Agora para se chegar nesse grau de compreensão, da natureza malévola desse tipo de gente para muitos demora anos, para outros que sentem na carne, demora pouco, porque sempre tem alguém para denunciar!!!
O caso que estou tentando explicar não atua no âmbito sexual ou predatório, físico ou financeiro. Atua em um nível muito mais difícil de se comprovar: o emocional. Para que alguém domine outro, do ponto de vista psicológico, leva anos e para que alguém ao redor perceba, leva mais tempo ainda…. A sutileza da manipulação, do se fazer de coitadinho, de fazer maldades, pode começar ainda quando a pessoa tem todos os seus cabelos na cabeça, mas a medida que os anos passam esse processo se aperfeiçoa e se reveste do manto do respeito aos mais velhos… Portanto, se a pessoa sempre foi agressiva, repressora e/ou manipuladora ela irá progressivamente mudando sua postura, conforme as rugas forem aparecendo em seu corpo, adaptando suas necessidades, conforme sua capacidade de reagir; sabe-se que o corpo envelhecido nem sempre acompanha um cérebro mal intencionado. Ou seja, uma vez canalha, sempre canalha!
É impossível que pessoas que abusam da sua condição de idosos, imponham-se diante de familiares, sem respeito algum, apenas porque são velhos… e, pior, usem isso como subterfúgio para que nada possa ser questionado dos seus próprios atos. 
"Sou velho, não posso me incomodar…", enquanto isso, você tem diante de si, não uma pessoa com quem você poderia aprender, que poderia lhe ensinar sobre as coisas da vida, alguém para lhe contar a historia tal qual aconteceu, porque estava lá….Você tem diante de si um ser indigno de ser chamado de humano, preocupado apenas com suas necessidades e em como satisfazê-las….
Agora, podemos pensar que hoje muitos jovens são assim, ou até pior… sei disso,  e me assusta o panorama do mundo quando eles forem velhos. Pois hoje, existe muito menos escrúpulos morais e toda essa juventude será um dia um mar de velhos que não terão quem sugar, muito menos manipular…ou apresentar seu melhor espetáculo: O TEATRO DOS COITADOS… até porque, o possível público não irá pagar para ver uma peça onde todos são personagens principais...eles, inclusive.



beijos surtados
regina