15 de out de 2010

DIA DO PROFESSOR



O DIA DO PROFESSOR É COMEMORADO NO DIA 15 DE OUTUBRO. MAS POUCAS PESSOAS SABEM QUANDO SURGIU ESTE COSTUME NO BRASIL. NO DIA 15 DE OUTUBRO DE 1827(DIA CONSAGRADO A EDUCADOURA SANTA TEREZA D’AVILA), D. PEDRO I BAIXOU UM DECRETO IMPERIAL QUE CRIOU O ENSINO ELEMENTAR NO BRASIL. PELO DECRETO, ”TODAS AS CIDADES, VILAS E LUGAREJOS TIVESSEM SUAS DE PRIMEIRAS LETRAS”. ESSE DECRETO FALAVA DE BASTANTE COISA: DESCENTRALIZAÇÃO DO ENSINO, O SÁLARIO DOS PROFESSORES, AS MATÉRIAS BÁSICAS QUE TODOS OS ALUNOS DEVERIAM APRENDER E ATÉ COMO OS PROFESSORES DEVERIAM SER CONTRATADOS. A IDEIA, INOVADORA E REVOLUCIONÁRIA, TERIA SIDO ÓTIMA – CASO TIVESSE SIDO CUMPRIDA. MAS FOI SÓMENTE EM 1947, 120 APÓS O REFERIDO DECRETO, QUE OCORREU A PRIMEIRA COMEMORAÇÃO DE UM DIA DEDICADO AO PROFESSOR. COMEÇOU EM SÃO PAULO, EM UMA PEQUENA ESCOLA NO NÚMERO 1520 DA RUA AUGUSTA, ONDE EXISTIA O GINÁSIO CAETANO DE CAMPOS O “CAETANINHO”. O LONGO PERÍODO LETIVO DO SEGUNDO SEMESTRE IA DE JUNHO A 15 DE DEZEMBRO, COM APENAS 10 DIAS DE FÉRIAS EM TODO ESTE PERÍODO. QUATRO PROFESSORES TIVERAM A IDEIA DE ORGANIZAR UM DIA DE PARADA PARA SE EVITAR A ESTAFA – E TAMBÉM DE CONGRAÇAMENTO E ANÁLISE DE RUMOS PARA O RESTANTE DO ANO. O PROESSOR SALOMÃO BECKER SUGERIU QUE O ENCONTRO SE DESSE NO DIA 15 DE OUTUBRO, DATA EM QUE, NA SUA CIDADE NATAL, PROFESSORES E ALUNOS TRAZIAM DOCES DE CASA PARA UMA PEQUENA CONFRATERNIZAÇÃO. COM OS PROFESSORES ALFREDO GOMES, ANTÔNIO PEREIRA E CLAUDINO BUSKO, A IDEIA ESTAVA LANÇADA, PARA DEPOIS CRESCER E IMPLANTAR-SE POR TODO O BRASIL. A CELEBRAÇÃO, QUE SE MOSTROU UM SUCESSO, ESPALHOU-SE PELA CIDADE E PELO PAÍS NOS ANOS SEGUINTES, ATÉ SER OFICIALIZADA NACIONALMENTE COMO FERIADO ESCOLAR PELO DECRETO FEDERAL 52.682, DE 14 DE OUTUBRO DE 1963. O DECRETO DEFINIA A ESSÊNCIA E RAZÃO DO FERIADO: “PARA COMEMORAR CONDIGNAMENTE O DIA DO PROFESSOR, OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO FARÃO PROMOVER SOLENIDADES, EM QUE SE ENALTEÇA A FUNÇÃO DO MESTRE NA SOCIEDADE MODERNA, FAZENDO PARTICIPAR OS ALUNOS E AS FAMÍLIAS”.

HOJE É O DIA DO PROFESSOR, NÃO ESQUECEMOS DESSES VALOROSOS PROFISSIONAIS QUE COM MUITO SACRIFÍCIO E GANHANDO MUITO POUCO, ENSINAM OS NOSSOS FILHOS A LER, ESCREVER E TER O CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA SE TORNAREM ALGUÉM NA VIDA. PROVAVELMENTE, ESTE DIA FOI COMEMORADO EM TODAS AS ESCOLAS COM OS PROFESSORES TRABALHANDO, POIS TIRARAM O FERIADO. TENHO UMA FILHA QUE É PROFESSORA E GOSTA DA PROFISSÃO E COMO ELA MESMA DIZ: TEM PRAZER EM ENSINAR AS CRIANÇAS. NÃO VOU AQUI FALAR SOBRE O OFÍCIO DE SER PROFESSORA E DE COMO SÃO TRATADAS PELOS ALUNOS DE HOJE, COM UMA PROFUNDA FALTA DE RESPEITO, DEIXO ISSO PARA QUE A RE, QUE É PROFESSORA E SABE MAIS DO QUE EU COMO ESTÁ A RELAÇÃO ENTRE ALUNO, PAIS E PROFESSORES. QUERO SÓ PARABENIZAR OS PROFESSORES DESSE MEU PAÍS, VOCÊS MERECEM TODO O MEU APREÇO. PARABÉNS POR SEMPRE SE ESFORÇAREM PARA EDUCAR OS NOSSOS FILHOS.

RE, EU QUERO PARABENIZÁ-LA PELO DIA DE HOJE E POR VOCÊ ABRAÇAR ESTA PROFISSÃO QUE É ARDUA, MAS EU SEI QUE VOCÊ ADORA.

BJOSS SURTADINHOSSS
ROSANA

 BUENAS, COMO  NÃO ESTOU  DANDO AULAS...NEM LEMBREI QUE HOJE ERA O DIA DO  PROFESSOR!!!
SE NÃO FOSSE A ROSANA E A KAKÁ, NEM IA ME LEMBRAR!!!
ACHO QUE LEMBRAMOS PORQUE NESSE DIA QUASE SEMPRE ESTAMOS DENTRO DE SALA DANDO AULA...
NÃO POSSO DIZER QUE SEJA UMA PROFISSÃO RUIM, PORQUE QUANDO A ESCOLHI SABIA MUITO BEM O QUE ME ESPERAVA: SALÁRIOS BAIXOS, CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE MATERIAL DIDÁTICO, ALUNOS DESMOTIVADOS E PAIS NEGLIGENTES!
NÃO SOU PROFESSORA HÁ TANTO TEMPO ASSIM, APESAR DA IDADE DOU AULAS FAZ SÓ OITO ANOS E, CONTUDO, TIRANDO APENAS OS BAIXOS SALÁRIOS, SOU MUITO FELIZ CADA VEZ QUE COLOCO UM PÉ DENTRO DE UMA SALA DE AULA!
E, AO CONTRÁRIO DO QUE IMAGINAVA, DAR AULAS NA REDE PÚBLICA NÃO É O FIM DO MUNDO. NÃO TEMOS ACESSO A MUITAS COISAS, MAS O QUE TEMOS DE ESCASSEZ GANHAMOS EM RESPEITO E GRATIDÃO.
CLARO, QUE NEM TUDO SÃO ROSAS, TIVE PROBLEMAS MAS COLOQUEI NA UNIVERSIDADE VÁRIOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA E GANHO, ATÉ HOJE, ABRAÇOS, BEIJOS E RECONHECIMENTO PELO ESFORÇO...
DEPOIS RESOLVI DAR AULAS NA REDE PARTICULAR, FOI BEM DIFÍCIL...EM TERMOS TRADICIONAIS DEI AULAS APENAS EM UMA ESCOLA PARTICULAR. O RESTO FOI EM CURSINHOS E SUPLETIVOS.
NA ÚNICA  TRADICIONAL, FOI ONDE TIVE AS MAIORES DORES DE CABEÇA, ALIÁS, SE ARREPENDIMENTO MATASSE JAMAIS TERIA ENTRADO NAQUELA ESCOLA; PERDI MUITAS COISAS ALI DENTRO, ALÉM DE MINHA DIGNIDADE E AMOR PRÓPRIO. FOI UM LOCAL, ONDE CONVIVI COM PROFISSIONAIS DESPREPARADOS E ANTIÉTICOS, COM UMA POSTURA NEM UM POUCO CONDIZENTE COM A PROFISSÃO; PELO MENOS DOIS PROFESSORES , "COLEGAS" DE AULAS, ESSES NÃO NUNCA MERECERIAM  CARREGAR O TÍTULO DE PROFESSORES!
COMO ELES, EXISTEM VÁRIOS, O QUE NÃO AJUDA MUITO A MELHORAR A NOSSA PRECÁRIA PROFISSÃO. ALÉM DISSO, NAS ESCOLAS PARTICULARES, BONS PROFESSORES ESTÃO À MERCÊ DE ALUNOS MENTIROSOS E PAIS PREPOTENTES, ONDE A CULPA PELA FALHA DOS FILHOS SÃO EXCLUSIVAMENTE NOSSAS... FORA QUE TEMOS UM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE,  QUE EM SI É MUITO BOM: PROTEGE AS CRIANÇAS E DÁ A ELAS O SEU VALOR. PORÉM , SÃO LEIS MUITO ACIMA DA EDUCAÇÃO DO POVO BRASILEIRO, DOS PAIS BRASILEIROS....LEI DE PRIMEIRO MUNDO, UTILIZADA POR PESSOAS IMBECIS E ESPERTAS.
EM FUNÇÃO DESSA EXPERIÊNCIA, E DANDO COMO DESCULPA MINHA MUDANÇA, RESOLVI FICAR ESSE ANO SEM TRABALHAR EM SALA. SINTO FALTA, COM CERTEZA SINTO....MAS SINTO MAIS AINDA É MEDO... DE PASSAR POR TUDO QUE PASSEI DE NOVO E ME DESILUDIR DE VEZ COM A PROFISSÃO....
COMO SE DIZ POR AÍ:
SÃO OSSOS DO OFÍCIO...
FELIZ DIA DOS PROFESSORES
REGINA
p.s.: pais como a Rosana e professores como a sua filha, são seres cada vez mais raros dentro do sistema de ensino...


Dia do Professor



Segue abaixo um lindo poema enviado hoje pela KAKÁ

Artista Anônimo 

Sou profissional excepcional 
Competente, polivalente 
Dois, três e até dez em um. 
Eu "rebolo", represento, 
Faço mágica, 
Um talento! 
Sou psicólogo, conselheiro, 
Palhaço e até biscateiro. 
Ah! Se eu ganho muito dinheiro? 
Não tanto quanto devia 
Pra não ter de trabalhar 
Dia e noite, noite e dia. 
Sou réu, sou advogado 
Defendido, acusado, 
Querido e também odiado. 
Sou babá, sou vigilante 
E em alguns instantes 
Também sou policial 
Com a arma na memória 
Vou fazendo a minha história 
Nesta luta desigual. 
Carrego dentro do peito 
Uma sede de respeito 
Ao meu merecido valor 
E assim vou continuando 
Com firmeza, desempenhando 
Minha arte de ser professor. 

de Eleusa Ribeiro da Silva Dias