14 de dez de 2010

SIMBOLOGIAS NATALINAS

COMO ESTAMOS CHEGANDO PERTO DAS FESTIVIDADES DE FIM DE ANO, NESSA SEMANA, E NA PRÓXIMA, NOSSO ASSUNTO SERÁ SOBRE O NATAL. CONTAREMOS A SUA ORIGEM, PUBLICAREMOS CONTOS E FALAREMOS DE TODA A SIMBOLOGIA QUE CERCA ESSA FESTIVIDADE. ESPERAMOS QUE TODOS GOSTEM...



Gerador de Glitters
DE NATAL, UM DOS PRINCIPAIS SÍMBOLOS NATALINOS, É MAIS ANTIGA QUE O PRÓPRIO SENTIDO DO NATAL, JESUS CRISTO. APROXIMADAMENTE DOIS MILÊNIOS ANTES DE CRISTO, OS POVOS INDO-EUROPEUS JÁ UTILIZAVAM ÁRVORES COM FIM RELIGIOSO, POIS ACREDITAVAM QUE ELAS ERAM UMA EXPRESSÃO DA ENERGA DE FERTILIDADE DA MÃE NATUREZA. QUANDO A ÁRVORE DE NATAL TINHA UM CARÁTER PAGÃO, AS PESSOAS AS ENFEITAVAM PARA QUE, DEPOIS DA QUEDA DAS FOLHAS NO INVERNO, OS ESPÍRITOS DAS ÁRVORES VOLTASSEM. DA MESMA FORMA, OS CRISTÃOS PASSARAM A TER O MESMO COSTUME, NO ENTANTO ESSAS DECORAÇÕES PASSARAM A POSSUIR UM CARÁTER DIFERENTE, SIGNIFICANDO ALEGRIA, BONDADE, AMOR, A BENÇÃO DE CRISTO, ETC. ESSA TRADIÇÃO SURGIU NA ALEMANHÃ, NO SÉCULO XVI. AS FAMÍLIAS GERMÂNICAS ENFEITAVAM SEUS PINHEIROS, RESULTANDO EM COSTUME QUE PASSOU POR VÁRIAS GERAÇÕES. SOMENTE NO SÉCULO XIX, A TRADIÇÃO CHEGOU À INGLATERRA, FRANÇA E ESTADOS UNIDOS. NO SÉCULO XX VIROU TRADIÇÃO NA ESPANHA E AMÉRICA LATINA, CHEGANDO A VIRAR COSTUME ATÉ MESMO EM PAÍSES DE CLIMA TROPICAL.

Gerador de Glitters
A PALAVRA PRESÉPIO REFERE-SE O LOCAL ONDE O GADO É COLOCADO AO SER RECOLHIDO, EM OUTRAS PALAVRAS, REFERE-SE AO CURRAL. TAMBÉM É UTILIZADO EM TEMPOS DE NATAL PARA REFERENCIAR O NASCIMENTO DE JESUS EM BELÉM. SUA ORIGEM DATA DO SÉCULO XIII QUANDO SÃO FRANCISCO DE ASSIS EM NOITE DE NATAL FEZ UMA PREGAÇÃO ACERCA DO NASCIMENTO DE JESUS E COM AUTORIZAÇÃO DO PAPA DECIDIU MONTAR UM CENÁRIO, ESSE FOI FEITO COM A IMAGEM DO MENINO JESUS EM UM PRESÉPIO DE PALHA RODEADO POR UM BOI E UM JUMENTO VIVOS PARA TORNAR AQUELE MOMENTO TÃO IMPORTANTE TAMBÉM REAL. TAL ENCENAÇÃO, QUE OCORREU EM 1223, REPERCUTIU FORTEMENTE EM TODO TERRITÓRIO ITALIANO E EM POUCO TEMPO AS FAMÍLIAS EUROPÉIAS DA NOBREZA JÁ TINHAM UM PRESÉPIO MONTADO EM SEUS LARES.

Gerador de Glitters
 É UM ADORNO NATALINO FEITO COM FLORES, FRUTAS OU RAMAGENS ENTRELAÇADAS. DURANTE O MÊS DE DEZEMBRO, A GUIRLANDA É UTILIZADA NAS CASAS, É COMPOSTA DE RAMOS DE PINHEIRO OU CIPRESTE, ENFEITES VERMELHOS, LAÇOS E QUATRO VELAS. O USO DA GUIRLANDA REFERE-SE A ROMA ANTIGA, PARA OS ROMANOS OFERECER UM RAMO DE PLANTA SIGNIFICA UM VOTO À SAÚDE, PROPORCIONANDO O COSTUME DE ENROLAR OS RAMOS EM UMA COROA. OS ROMANOS EXPUNHAM AS COROAS NAS PORTAS PARA FAVORECER A SAÚDE DE TODAS AS PESSOAS DA CASA. (FONTE TEXTUAL)





Gerador de Glitters