19 de mar de 2011



DIZ A LENDA QUE CERTA VEZ, UM SULTÃO SONHOU QUE HAVIA PERDIDO TODOS OS DENTES. ELE ACORDOU ASSUSTADO E MANDOU CHAMAR UM SÁBIO PARA QUE INTERPRETASSE O SONHO.
- QUE DESGRAÇA, SENHOR! – EXCLAMOU O SÁBIO – CADA DENTE CAÍDO REPRESENTA A PERDA DE UM PARENTE DE VOSSA MAJESTADE!
- MAS QUE INSOLENTE – GRITOU O SULTÃO – COMO SE ATREVE A DIZER TAL COISA?
ENTÃO, CHAMOU OS GUARDAS E MANDOU QUE LHE DESSEM CEM CHICOTADAS. MANDOU TAMBÉM QUE CHAMASSEM OUTRO SÁBIO PARA INTERPRETAR O MESMO SONHO. O OUTRO SÁBIO DISSE:
- SENHOR, UMA GRANDE FELICIDADE VOS ESTÁ RESERVADA! O SONHO INDICA QUE IREIS VIVER MAIS QUE TODOS OS VOSSOS PARENTES!
A FISIONOMIA DO SULTÃO SE ILUMINOU, E ELE MANDOU DAR CEM MOEDAS DE OURO AO SÁBIO.
QUANDO ESTE SAIA DO PALÁCIO, UM CORTESÃO PERGUNTOU AO SÁBIO:
- COMO É POSSÍVEL!? A INTERPRETAÇÃO QUE VOCÊ FEZ FOI A MESMA DO SEU COLEGA. NO ENTANTO, ELE LEVOU CHICOTADAS, E VOCÊ, MOEDAS DE OURO!
- LEMBRE-SE SEMPRE – RESPONDEU O SÁBIO – TUDO DEPENDE DA MANEIRA DE DIZER AS COISAS. (recebido por e-mail)

ESTA LENDA CAI COMO UMA LUVA, PARA REFLETIRMOS DE QUE MANEIRA E COMO DEVEMOS NOS EXPRESSAR. HOJE EM DIA, ESTE É UM DOS MAIORES DESAFIOS QUE A HUMANIDADE ENFRENTA. POIS DEPENDENDO DE COMO VOCÊ EXPÕE UM FATO, OU COMO SÃO DITAS CERTAS VERDADES A ALGUÉM, TUDO PODE SE TRANSFORMAR EM UM CONFLITO ... MAS O SER HUMANO NÃO PENSA ANTES DE FALAR, DIZ SEMPRE O QUE VEM À MENTE, MESMO QUE ISTO MAGOE PROFUNDAMENTE UMA PESSOA. INFELIZMENTE, MUITA GENTE NÃO USA AS PALAVRAS COMO O SÁBIO DA HISTÓRIA. CLARO QUE A VERDADE, DEVE SER DITA SEMPRE, MAS A FORMA COMO VOCÊ DIZ É QUE FAZ MUITA DIFERENÇA. NUM RELACIONAMENTO ENTRE CASAIS E FILHOS, ISTO PODE SER VISTO NITIDAMENTE. NUMA DISCUSSÃO ENTRE UM CASAL, SE UM DOS DOIS USAR ALGUMA FRASE, PALAVRA OU UM TOM DE VOZ DE UMA FORMA AGRESSIVA É UM PASSO PARA COMEÇAR UMA DISCUSSÃO. MAS SE USAR A MESMA FRASE, PALAVRA OU TOM, DA FORMA COMO O SEGUNDO SÁBIO, A CONVERSA E O ENTENDIMENTO ENTRE ELES, SERÁ MUITO MELHOR. MAS NÃO É O QUE GERALMENTE ACONTECE. UMA PALAVRA MAL COLOCADA NUMA CONVERSA GERA UMA DISCUSSÃO INTERMINÁVEL. COM O FILHO ENTÃO, NEM SE FALA. MAS PORQUE SERÁ QUE COM PESSOAS ESTRANHAS, QUE NÃO CONVIVEM DIARIAMENTE CONOSCO, PENSAMOS E ESCOLHEMOS AS PALAVRAS CERTAS... USAMOS UMA FORMA DIFERENTE PARA DIZER A ELAS QUE NÃO GOSTAMOS DA MANEIRA COMO SE REFERIU OU DO TOM QUE USOU. POR QUE ESSA DIFERENÇA? PORQUE COM OS MAIS CHEGADOS USAMOS A FORMA DO PRIMEIRO SÁBIO. COM OS ESTRANHOS, USAMOS A SABEDORIA DO SEGUNDO. MAS NUNCA É TARDE PARA APRENDERMOS A USAR A FORMA E A SABEDORIA DO SEGUNDO SÁBIO, ASSIM DEIXAREMOS DE SERMOS CHICOTEADOS.(RÔ)

DESEJANDO UM BOM FINAL DE SEMANA E BEIJOS SURTADINHOS!!!