3 de mai. de 2011

NÃO SE TEM DIREITO DE ENVELHECER, de

NAIR LACERDA

IMAGEM



NÃO SEI SE TODA GENTE SE ESTÁ DANDO CONTA DE UM FENÔMENOS SOCIAIS QUE ESTE FINAL DE MILÊNIO APRESENTA. NÃO SEI SE JÁ REPARARAM QUE NO MUNDO, EM TODO O MUNDO, CHEGOU A VEZ DAS FRALDAS, QUE AGORA TEMOS A INVASÃO DA GENTE MIÚDA. SÃO OS PGMEUS DE GULLIVER DOMINANDO O GIGANTE. SÃO DAVIS PEQUENOS ABATENDO OS GOLIAS. É O EXÉRCITO DA EXTREMA JUVENTUDE EM MARCHA, OBRIGANDO OS DA VELHA GUARDA A UM RECUO VERGONHOSO. SÃO OS PEQUENOS MIDAS, TRANSFORMANDO EM OURO TUDO QUANTO TOCAM, A OBSORVER AS ATENÇÕES, A CONQUISTAR OS REDUTOS, A EXPULSAR DA VIDA ATIVA OS QUE ULTRAPASSAREM A LINHA DIVISÓRIA ENTRE A MOCIDADE E A IDADE “MADURA”.
AO QUE PARECE, DE TÃO MADURA, A DECANTADA IDADE APODRECEU. DESCOBERTO O TREMENDO MERCADO EM POTENCIAL QUE FORMAVA A POPULAÇÃO JOVEM, DEPRESSA A INDÚSTRIA E O COMÉRCIO, QUE NÃO DORMEM COM OS DOIS OLHOS FECHADOS, PASSARAM A AGIR EM FUNÇÃO DOS MOÇOS. SURGIDAS AS NOVAS TÉCNICAS QUE FALAM EM MODERNIDADE, DINAMISMO, COMUNICAÇÃO, E OUTRAS COISAS VOLTADAS PARA O FASCINANTE PÓLO JOVEM, FICOU ESTABELECIDO QUE DEPOIS DE UMA CERTA IDADE – MESMO QUANDO ESSA CERTA IDADE CONTA-SE AINDA PELOS “INTA”, NINGUÉM É MAIS CAPAZ DE SER MODERNO, OU DINÂMICO, OU COMUNICADOR. GENERALIZO, NATURALMENTE.
LEMBRE-SE, O MAIS HABILITADO DOS INDIVÍDUOS, DE PRETENDER MELHORAR A POSIÇÃO QUE OCUPA PROCURANDO NOVA SITUAÇÃO, PARA QUAL TEM A CERTEZA DE QUE SEUS CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIA O CREDENCIAM. POIS BEM: A PRIMEIRA COISA QUE INDAGAM DELE É A IDADE. NÃO IMPORTA O QUE SAIBA, NÃO IMPORTA O CARÁTER QUE TENHA, NADA MAIS IMPORTA. SÓ SE ADMITEM PESSOAS QUE NÃO TENHAM PISADO A MALFADADA FRONTEIRA LIMITE. FIQUE UMA MULHER PRIVADA DO MARIDO, COM FILHOS PEQUENOS, QUE AINDA PRECISAM DO SEU APOIO, E FIQUE ESSA MULHER SEM RENDA ALGUMA. IRÁ PROCURAR NO TRABALHO, NATURALMENTE, O SUPRIMENTO NECESSÁRIO À FAMÍLIA. POBRE DELA, SE A IDADE, COMO UM FERRETE DE IGNOMÍNIA, LHE MARCAR A VIDA. HAVERÁ AS QUE VENCEM, MÊRCE DE HABILITAÇÕES ESPECIAIS OU DE OPORTUNIDADES RARAS, MAS PENSAMOS É NA GRANDE MAIORIA QUE NÃO TEM UMA COISA NEM OUTRA.
PERCORRAM-SE AS VITRINES, FOLHEIEM-SE AS REVISTAS DEDICADAS À MODA. AS MULHERES DE MAIS DE 40 ANOS – CULPA SUA, SENHOR BALZAC! – NÃO EXISTEM, MAIS PELO MENOS EM TERMOS DE VESTUÁRIO. PORQUE NENHUMA QUE TENHA UM MÍNIMO DE SENSO ESTÉTICO E DE NOÇÃO DO RIDÍCULO SE IRÁ METER NAS CIGANICES E NA NUDEZ QUE POR AÍ ANDAM, E QUE SÃO ENCANTO EM CORPOS ADOLESCENTES. A FÚRIA DAS OPERAÇÕES PLÁSTICAS – NÃO AS ESTOU CONDENANDO, AO CONTRÁRIO, EMBORA CONSIDERANDO QUE SEM OPERAR A ALMA BEM POUCO ADIANTA OPERAR O CORPO – ELAS ESTÃO JUSTIFICADAS, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATE DE PROFISSIONAIS EM CONTATO COM O GRANDE PÚBLICO, TRATE-SE DE MULHERES OU DE HOMENS. É PRECISO LUTAR POR ALGUNS VESTÍGIOS DE MOCIDADE. É PRECISO ENVERGONHAR-SE DOS ANOS VIVIDOS. É PRECISO EXPULSAR O PASSADO, COMO UM REMORSO.
DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO É UMA DESGRAÇA ENVELHECER POBRE. DO PONTO DE VISTA SOCIAL É MELANCÓLICO ENVELHECER. DO PONTO DE VISTA ESTÉTICO SEMPRE FOI DESAGRADÁVEL A VISITA DO TEMPO. E SE O TABU DA IDADE CONTINUAR CRESCENDO, EM BREVE TEREMOS IMENSA FAIXA DA HUMANIDADE FAZENDO-SE ENCOLHIDA, ARREDIA, MARGINALIZADA. GOZANDO, PARADOXALMENTE, OS BENEFÍCIOS DA GERIATRIA, E MORRENDO POR DENTRO, POR SE SENTIR, A CADA ANO QUE PASSA, INÚTIL, MAL TOLERADA EXCRESCÊNCIA SOCIAL. (Publicada pela Tribuna de Santos em 11de Maio de 1992)

PS: ESTAMOS EM MAIO DE 2011 E TUDO CONTINUA EXATAMENTE IGUAL...CONHEÇO MUITA GENTE QUE NÃO CONSEGUE UM EMPREGO, JUSTAMENTE PELA IDADE.(RO)