27 de mai. de 2011

QUEM ESCREVEU ISSO?


"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras".

Entre um a pausa e outra das minhas pesquisas, topei com uma página que versava sobre psicologia holística, ou algo no gênero, nem lembro direito. Acontece que essa página ficou aberta no computador a tarde toda e sempre que acessava outra coisa a danada abria... finalmente, resolvi ler. Como havia percebido, nada que fosse prestável, exceto a frase acima.
Resolvi que era A frase! Já que tava com a mão na massa, por assim dizer, fui catar no tio Guglis quem tinha escrito tal frase.
Um aparte: sempre achei a frase muito linda... sempre me tocou muito...
Continuando. Para vergonha das vergonhas, não achei o Autor (nada que fosse totalmente certo, parece que era de um teólogo norte-americano, dos anos 500 e algumas pedrinhas...) mas o que abriu de página dos Alcoólatras  Anônimos!  Credo em cruz! Tem AA até na Rebimboca da Parafuseta... Tem até uma explicando a frase acima e porquê virou o lema de quem quer largar o vício da manguaça... Olha, antes que venham os policiais do politicamente correto dizendo que tô fazendo pouco caso dos bebuns, um pequeno aviso: Vão se catar! Dizem que o deles não tem dono mesmo, entonces...deixa quieto!
Pausa para um segundo aparte: Já tava coomeçando a achar a frase nem tão linda assim...
Depois, descobri que a tal frase não era frase (?), era uma oração, a Oração da Serenidade (e a minha aqui indo pro saco...). Tal oração servia de consolo àqueles que não tinha descanso d'alma, mas que não pertencia a religião alguma, já que todas a usavam... pelo menos aquelas que acreditam em uma alma...
Já nem tão empolgada assim, comecei a achar defeitos: Por que Senhor? E a Senhora? Porque não usá-la? É machismo? Ou a cultura do uso de pronomes masculinos para designar o todo-poderoso? 
Outra coisa: não parece oração da serenidade, lembra mais a Oração da Santa Paciência, do tipo:

"Senhor dai-me  saco para aceitar as coisas que não posso modificar, paciência para aguentar os que querem me modificar e, finalmente,  sabedoria para não enfiar a mão na cara de ninguém antes do meio-dia..."

Deboches à parte, sendo frase ou oração, quem escreveu ou quem a usa pouco importa... interessa saber que é uma bonita mensagem e que pode ser sacaneada à vontade, graças as maravilhas da língua portuguesa.... Mas se alguém souber quem escreveu, não se acanhe: DEIXE UM RECADINHO!!!

p.s.: a imagem e a frase apareceram no meu computador (em sites diferentes), sem querer, quase uma coincidência... como não acredito nelas... achei que valeria a pena escrever algo sobre... mesmo que fosse de mau-gosto.... (rê)