IMAGEM |
CONTA-SE QUE APÓS UM FERIADO
PROLONGADO, O PROFESSOR ENTROU NA SALA DA UNIVERSIDADE PARA DAR SUA AULA, MAS
OS ALUNOS ESTAVAM ANSIOSOS PARA CONTAR AS NOVIDADES AOS COLEGAS E A EXCITAÇÃO
ERA GERAL. DEPOIS DE TENTAR, EDUCADAMENTE, POR VÁRIAS VEZES, CONSEGUIR A
ATENÇÃO DOS ALUNOS PARA A AULA, O PROFESSOR PERDEU A PACIÊNCIA E DISSE:
“PRESTEM ATENÇÃO PORQUE EU VOU FALAR ISSO UMA ÚNICA VEZ”. UM SILÊNCIO CARREGADO
DE CULPA SE INSTALOU NA SALA E O PROFESSOR CONTINUOU. “DESDE QUE COMECEI A LECIONAR,
E ISSO JÁ FAZ MUITOS ANOS, DESCOBRI QUE NÓS PROFESSORES TRABALHAMOS APENAS 5%
DOS ALUNOS DE UMA TURMA. EM TODOS ESSES ANOS OBSERVEI QUE, DE CADA CEM ALUNOS
APENAS CINCO FAZEM REALMENTE ALGUMA DIFERENÇA NO FUTURO, APENAS CINCO SE TORNAM
PROFISSIONAIS BRILHANTES E CONTRIBUEM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA MELHORAR A
QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS. OS OUTROS 95% SERVEM APENAS PARA FAZER VOLUME;
SÃO MEDÍOCRES E PASSAM PELA VIDA SEM DEIXAR NADA DE ÚTIL. O INTERESSANTE É QUE
ESTA PORCENTAGEM VALE PARA TODO MUNDO. SE VOCÊS PRESTAREM ATENÇÃO NOTARÃO QUE,
DE CEM PROFESSORES, APENAS CINCO SÃO AQUELES QUE FAZEM A DIFERENÇA. DE CEM
GARÇONS, APENAS CINCO SÃO EXCELENTES; DE CEM MOTORISTAS DE TÁXI, APENAS CINCO
SÃO VERDADEIROS PROFISSIONAIS; DE CEM CONHECIDOS, QUANDO MUITO CINCO SÃO
VERDADEIROS AMIGOS, FRATERNOS E DE ABSOLUTA CONFIANÇA. E SÃO VERDADEIRAMENTE
ESPECIAIS. É UMA PENA NÃO TERMOS COMO SEPARAR ESTES 5% DO RESTO, POIS SE ISSO
FOSSE POSSÍVEL EU DEIXARIA APENAS OS ALUNOS ESPECIAIS NESTA SALA E COLOCARIA OS
DEMAIS PARA FORA. ASSIM, ENTÃO, TERIA O SILÊNCIO NECESSÁRIO PARA DAR UMA BOA
AULA E DORMIRIA TRANQUILO, SABENDO TER INVESTIDO NOS MELHORES. MAS,
INFELIZMENTE NÃO HÁ COMO SABER QUAIS DE VOCÊS SÃO ESTES ALUNOS. SÓ O TEMPO É
CAPAZ DE MOSTRAR ISSO. PORTANTO, TEREI DE ME CONFORMAR E TENTAR DAR UMA AULA
PARA OS ALUNOS ESPECIAIS, APESAR DA CONFUSÃO QUE ESTARÁ SENDO FEITA PELO RESTO.
CLARO QUE CADA UM DE VOCÊS SEMPRE PODE ESCOLHER A QUAL GRUPO PERTENCERÁ.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO E VAMOS À AULA DE HOJE”. O SILÊNCIO SE INSTALOU NA SALA E
O NÍVEL DE ATENÇÃO FOI TOTAL. AFINAL, NENHUM DOS ALUNOS DESEJAVA FAZER PARTE DO
“RESTO”, E ASSIM, DO GRUPO DAQUELES QUE REALMENTE FAZEM A DIFERENÇA. MAS, COMO
BEM LEMBROU O SÁBIO PROFESSOR, SÓ O TEMPO DIRÁ A QUE GRUPO CADA UM PERTENCERÁ.
SÓ A ATUAÇÃO DIÁRIA DE CADA PESSOA A CLASSIFICARÁ, DE FATO, NUM OU NOUTRO
GRUPO. PENSE NISSO! SE VOCÊ DESEJA PERTENCER AO GRUPO DOS QUE REALMENTE FAZEM A
DIFERENÇA, PROCURE SER ESPECIAL EM TUDO O QUE FAZ. DESDE UM SIMPLES BILHETE QUE
ESCREVE, ÀS COISAS MAIS IMPORTANTES, FAÇA COM EXCELÊNCIA. SEJA FAZENDO UMA
FAXINA, ATENDENDO UM CLIENTE, CUIDANDO DE UMA CRIANÇA OU DE UM IDOSO, LIMPANDO
UM JARDIM OU FAZENDO UMA CIRURGIA, SEJA ESPECIAL. PARA SER ALGUÉM QUE FAZ A
DIFERENÇA, NÃO IMPORTA O QUE VOCÊ
FAZ, MAS COMO FAZ. OU VOCÊ FAZ TUDO
DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, OU FARÁ PARTE DO “RESTO”.
PENSE NISSO E SEJA ALGUÉM QUE FAZ
A DIFERENÇA...ALGUÉM QUE COM SUA AÇÃO TORNA A VIDA DAS PESSOAS
MELHORES.(Autoria desconhecida)