7 de jul. de 2011

QUEM NOS EDUCOU PARA VIVER? por NAIR LACERDA


ARTISTA NAN LAURINO


DIZ-SE QUE EDUCAÇÃO É “O APERFEIÇOAMENTO INTEGRAL DE TODAS AS FACULDADES HUMANAS” E QUE INSTRUÇÃO É A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS, É ADESTRAR, ESCLARECER. MUITO DIFÍCIL É, A PROFESSORES E PAIS, QUE PARA TANTO NÃO SÃO TREINADOS, APERFEIÇOAR DE MANEIRA INTEGRAL TODAS AS FACULDADES DOS FILHOS. RESTA A INSTRUÇÃO, QUE PODERÍAMOS CHAMAR PRAGMATISTA, DE VEZ QUE ELA SE DESTINA APENAS A ENTROSAR A PESSOA, PROFISSIONALMENTE, EM SEU MEIO SOCIAL. ASSIM, NO DECORRER DA NOSSA VIDA SOCIAL, APRENDEMOS AS DISCIPLÍNAS MAIS VARIADAS. NO LAR, ENSINAM-NOS A RESPEITAR AS NORMAS QUE REGEM O COMPORTAMENTO, DE ACORDO COM O NÍVEL SOCIAL EM QUE EVOLUÍMOS, COM AS CRENÇAS ADOTADAS, O A LATITUDE EM QUE VIVEMOS. NISSO, A FILOSOFIA DO DUALISMO IPERA, QUASE SEMPRE: ISTO É O BEM; AQUILO É O MAL. SOCIALMENTE FALANDO, ISTO É MORAL, AQUILO É IMORAL, ISTO É PERMITIDO, AQUILO É VEDADO. E ATRAVESSAMOS A VIDA ESTRIBADOS NO QUE OS LIVROS NOS ENSINARAM E PAUTANDO AS ATITUDES PELO MAIOR OU MENOR RECEIO DE AFRONTAR OS TABUS SOCIAIS OU AS PUNIÇÕES REGULAMENTARES. JURARÍAMOS, ENTRETANTO, QUE SOMOS EDUCADOS. PORQUE OS DIPLOMAS QUE EVENTUALMENTE OSTENTAMOS PODEM PROVAR QUE ADQUIRIMOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DESTA OU DAQUELA MATÉRIA, DESTA OU DAQUELA TÉCNICA. PORQUE NOSSAS BOAS MANEIRAS DIZEM QUE FOMOS SUFICIENTEMENTE REPREENDIDOS EM NOSSOS VERDES ANOS PARA NOS ENCAIXARMOS DENTRO DAS CONVENÇÕES SOCIAIS. E PORQUE O CÓDIGO DE HONRA QUE NOS INCULCARAM DESDE OS PRIMEIROS DIAS DE VIDA, PODE FUNCIONAR BASTANTE BEM. CONTUDO, QUEM NOS EDUCOU PARA VIVER, SIMPLESMENTE? QUEM NOS ENSINOU A CIÊNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, QUE NÃO É EXATAMENTE, A QUE HOJE SE ENSINA EM CURSOS DESSA ESPECIALIZAÇÃO? QUEM NOS PREPAROU PARA O CONHECIMENTO DE NÓS MESMOS, A NÓS QUE TANTO CONHECIMENTO ABSORVEMOS SOBRE O QUE ESTÁ FORA DE NÓS? QUEM NOS EDUCOU PARA VER CHEGAR E PARTIR A MOCIDADE, PARA VER PASSAR DE LONGE A ALEGRIA, PARA SUPORTAR AS MULTILAÇÕES AFETIVAS, PARA RECEBER AS DESILUÇÕES, PARA SUFOCAR AS REVOLTAS? QUEM NOS EDUCOU PARA A VELHICE, PARA A SOLIDÃO? QUEM NOS ENSINOU A RESIGNAÇÃO E NOS INCULCOU A CORAGEM, QUEM NOS DISSE O QUANTO É IMPORTANTE SABER TODAS ESSAS COISAS, SOBRE AS QUAIS A PRÓPRIA VIDA SE INCUMBE DE NOS ARGUIR, EM EXAME IMPIEDOSO? QUANDO OS VELHOS SE QUEIXAM DE ABANDONO, QUANDO ESTACAM, ATÔNITOS, ANTE A IRREVERSÍVEL SOMBRA QUE SE FAZ EM SEU CAMINHO, QUE LHES ESTÁ FALTANDO, SENÃO A EDUCAÇÃO PARA O DECLÍNIO? QUANDO OMBROS SE VERGAM AO PESO DE UMA CRUZ DEMASIADO ONEROSA, QUANDO A LUZ SE VAI APAGANDO EM OLHOS ANTES AGUDOS, QUANDO O ESQUECIMENTO ENVOLVE QUEM SE HABITUARA AO BRILHO DA RIBALTA QUANDO OS SONHOS SÃO PISADOS, AS VERDADES TRUNCADAS, OS DESEJOS NEGADOS, ONDE IREMOS BUSCAR AS RESPOSTAS, SE NUNCA TIVEMOS AS LIÇÕES CORRESPONDENTES? O QUE EDUCAM EM NÓS É O CORPO, É A MENTE, É O HOMEM COMO SER SOCIAL, QUE TEM UM PAPEL A REPRESENTAR DENTRO DE PADRÕES ESTABELECIDOS. AO SER HUMANO, AO POBRE SER HUMANO, TÃO TERRIVELMENTE VULNERÁVEL, FADADO Á DECADÊNCIA FÍSICA E SUJEITO A TODA CLASSE DE DORES, A ESSE NADA SE ENSINA. TERÁ DE APRENDER SOZINHO AS MAIS AMARGAS LIÇÕES. E FELIZ DELE SE PUDER APRENDÊ-LAS SEM ÓDIO E SEM REVOLTA.
(Publicado na Tribuna de Santos no dia 18 de setembro de 1983)