23 de ago. de 2011

COISAS ESQUECIDAS, por LETÍCIA THOMPSON


Artista NAN LAURINO

Coisa boa é o tempo de namoro. Tempo quando sentimos que somos importantes. O outro preocupa-se, telefona, faz carinho, diz coisas ridiculamente lindas ao nosso ouvido, faz surpresas, dá a mão e beijos intermináveis. Mas a longa convivência vai apagando aos poucos o essencial de um relacionamento. Acostuma-se tanto ao outro que certas coisas perdem o sentido.
Esquece-se do beijo na saída e na chegada. E... de antes de dormir.
Esquece-se do abraço bem apertado que diz tanto sem dizer nada.
Esquece-se de datas importantes e comuns aos dois.
Esquece-se de andar lado a lado.
Esquece-se do te amo, do estou feliz porque tenho você.
Esquece-se do poder de uma flor.
Esquece-se... do namoro!
Fala-se do passado como do bom tempo.
Mas... passado!
E as pessoas surpreendem-se por viverem tão afastadas vivendo juntas. Um se deita mais cedo, o outro mais tarde; um se levanta, o outro fica. Fazem amor por obrigação. Culpa de quem? Dos dois. Quando há um problema entre um casal a culpa é fatalmente dos dois lados. Uma coisa conduz a outra. E muitos casais seguem assim. Juntos, apesar de tudo, cada um do seu lado sofre interiormente de solidão. Cada um sonha, secretamente, com emoções esquecidas, com grandes paixões. E ninguém pensa em reacender a brasa. Ninguém pensa em reconquistar o que se tem, justamente porque se tem. Mas há tanto que pode ser feito! Lembre-se das coisas esquecidas! Lembre-se do início. O que foi mesmo que te conquistou no outro? Inversamente, pense no que foi em você que conquistou o outro coração. Reaviva a chama! Nunca permita que o essencial morra por causa de trabalho, estresse, filhos e atividades extras. É essencial estar juntos. Mas, mais que isso, amar juntos de amor inteiro. É preciso cuidar do amor como se cuida de algo frágil. A pessoa amada não faz parte dos móveis da casa. Cuide dela e cuide-se. Antes que a vida a dois caia no esquecimento. Não se esqueça de lembrar-se das coisas esquecidas! Amor não é só coisa para os jovens não. Paixão faz bem em qualquer idade. Carinho nunca é demais. Atenção cativa. Reaprenda a amar aquela pessoa que um dia fez bater seu coração mais forte. Muitas coisas podem ficar esquecidas. Mas o amor, ele mesmo, nunca se esquece!

QUANDO LI ESTE TEXTO, LEMBREI-ME RAPIDAMENTE DE UMA PALESTRA, ONDE O PALESTRANTE COMENTAVA SOBRE O PORQUÊ DE TANTAS SEPARAÇÕES DE CASAIS ULTIMAMENTE, COM MUITOS ANOS DE CASADOS. ELE DIZIA MAIS OU MENOS ISSO QUE LI NO TEXTO, QUE DEIXAMOS DE NAMORAR, PARA GANHAR DINHEIRO, CUIDAR DOS FILHOS E VAMOS NOS AFASTANDO UM DO OUTRO. NÃO PERCEBEMOS QUE FAZEMOS ISTO, SÓ
PERCEBEMOS QUANDO OS FILHOS NÃO DEPENDEM MAIS DOS NOSSOS CUIDADOS, QUANDO NOS APOSENTAMOS, OU QUANDO NÃO TEMOS MAIS TANTAS COISAS PARA PENSAR, OU FAZER... É NESTE MOMENTO QUE OLHAMOS PARA A PESSOA COM QUEM CASAMOS E NÃO O RECONHECEMOS, NÃO SABEMOS QUEM ELE É, DO QUE GOSTA DE FAZER HOJE EM DIA, POIS A VIDA VAI NOS MODIFICANDO E NEM NOS DAMOS CONTA.  ASSIM COMO ELE NOS OLHA E PENSA O MESMO, ÀS VEZES NEM PENSAM, JÁ ESTÃO ACOSTUMADOS...FALTOU O QUE DIZ NO TEXTO. MUITOS CASAIS TÊM A SORTE DE PERCEBER ISTO ANTES DE SE AFASTAREM UM DO OUTRO, SORTE DE OUVIREM UMA PALESTRA QUE OS FAZEM REPENSAREM EM COMO ESTÃO E ASSIM CONSEGUEM FAZER COM QUE O SEU RELACIONAMENTO VOLTE A SER COMO NOS TEMPOS DO NAMORO, MESMO TENDO TANTAS COISAS EM QUE PENSAR...A BRASA QUE TINHAM ANTES VOLTA A ACENDER.
QUANTAS VEZES AO IRMOS AO SHOPPING, OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR, NOS DEPARAMOS COM CASAIS QUE TEM MUITOS ANOS DE CASADOS, PASSEANDO DE MÃOS DADAS COMO SE FOSSEM NAMORADOS. ELES NÃO SE ESQUECERAM NUNCA UM DO OUTRO, CUIDARAM UM DO OUTRO COM CARINHO, PARA QUANDO CHEGASSE À ÉPOCA DE VOLTAREM A SEREM SÓ OS DOIS, PODEREM CONTINUAR NAMORANDO. PORTANTO QUE TAL VOLTAR A FAZER A BRASA ACENDER DE NOVO HEIM?