APRECIEM A POESIA... UMA DAS POUCAS COISA QUE PODEMOS APRECIAR SEM MODERAÇÃO... PORQUE O RESTANTE... OU MATA OU ENGORDA!!!!
MARIO BENEDETTI
Mario Benedetti é Uruguaio e é um dos principais autores literários e ficou muito conhecido por causa do poema “Poemas de Oficina” que ele publicou no ano de 1956. Possui mais de oitenta livros com poesias lindas, além de ensaios, romances, contos e muitos roteiros para cinema. O poder da leitura é muito grande e pode ajudar as pessoas a serem melhores.
O escritor estudou em um Celógio Alemão de Montevidéu e logo depois vai para a Escuela Raumsólica de Logosofía e mais tarde vai para Liceu Miranda. Depois disso se muda para Buenos Aires onde fica por três anos. No ano de 1945 ele começa a fazer parte do semanário Marcha em Montevidéu. Publicou em 1953 “Quién De Nosostros”. Seus trabalhos são muito bons, pois o escritor se preparou muito bem para que isso acontecesse estudando em boas escolas e se dedicando muito todo o tempo. O escritor no ano de 1948 se casa e também faz outros trabalhos de sucesso.
Com a chegada do ano de 1949 ele vira membro do conselho da redação de uma revista muito famoso literaria. O romance “La Tregua” é publicado em 1960 e também chega as telas de cinema e foi levado ao oscar como melhor filme estrangeiro. O autor também trabalhou como crítico de teatro e como co-diretor de Al Pie de Las Letras, do diário La Mañana. No ano de 1968 até 1971 ele foi diretor do Centro de Pesquisas Literárias da Casa de las Américas, e ele também foi membro e criador do mesmo. Participa do Movimiento 26 de Marzo. O autor já ganhou muitos premios e a ele foram feitas muitas homenagens. Entre seus titulos está o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Alicante, Espanha no ano de 1997. No ano de 2006 passou mais uma vez por momentos dificeis tendo que enfrentar a morte de sua esposa que teve a doença de Alzheimer. Ele adorava a esposa e sofreu muito com sua morte. Ela era uma mulher bonita e que sempre estava a seu lado em todos os momentos de sua vida.
Mario Benedetti teve seus grandes livros traduzidos em mais de vinte idiomas e é um autor considerado o primeiro pela literatura latino-americana. O autor ficou doente no ano de 2008 e ficou internado quatro vezes. No mês de janeiro e de fevereiro foi a primeiras vezes que precisou de ajuda médica. No mês de março teve alguns problemas respiratórios e em maio teve um quadro clínico ruim. Depois que teve alta e pode voltar para casa teve uma complicação por causa de uma doença intestinal crônica. Foram meses dificeis para o grande autor. Mario Benedetti faleceu com oitenta e oito anos no ano de 2009 e morreu em casa. Seu trabalho vai ser sempre lembrado por todos, pois foi muito bem feito e sempre com muito cuidado e delicadeza. (fonte:http://www.culturamix.com/cultura/mario-benedetti)
ARTISTA NAN LAURINO |
ALEGRÍA DE LA TRISTEZA
En las viejas telarañas de la tristeza
suelen caer las moscas de sartre
pero nunca las avispas de aristófanes
uno puede entristecerse
por muchas razones y sinrazones
y la mayoría de las veces sin motivo aparente
sólo porque el corazón se achica un poco
no por cobardía sino por piedad
la tristeza puede hacerse presente
con palabras claves o silencios porfiados
de todas maneras va a llegar
y hay que aprontarse a recibirla
la tristeza sobreviene a veces
ante el hambre millonaria del mundo
o frente al pozo de alma de los desalmados
el dolor por el dolor ajeno
es una constancia de estar vivo
después de todo / pese a todo
hay una alegría extraña / desbloqueada
en saber que aún podemos estar tristes