8 de ago. de 2011

A PEDIDOS...

ESTAMOS COLOCANDO HOJE, POR CAUSA DE UM PEDIDO FEITO PELO NOSSO ANJO, A POESIA SOBRE A QUAL ESCREVEU MARTHA MEDEIROS, NO TEXTO PUBLICADO POR NÓS ONTEM... JUNTO, VAI UMA PEQUENA BIOGRAFIA DE SEU AUTOR, DEVIDAMENTE TRADUZIDA POR OUTRO ESPAÇO. NÃO NOS ARRISCAMOS A TRADUZIR A POESIA POR ABSOLUTA FALTA DE COMPETÊNCIA E POR ENTENDERMOS QUE POESIA JÁ É DIFÍCIL DE ENTENDER EM NOSSA PRÓPRIA LÍNGUA, IMAGINA NA DOS OUTROS!!!!
APRECIEM A POESIA... UMA DAS POUCAS COISA QUE PODEMOS APRECIAR SEM MODERAÇÃO... PORQUE O RESTANTE... OU MATA OU ENGORDA!!!!


MARIO BENEDETTI

Mario Benedetti é Uruguaio e é um dos principais autores literários e ficou muito conhecido por causa do poema “Poemas de Oficina” que ele publicou no ano de 1956. Possui mais de oitenta livros com poesias lindas, além de ensaios, romances, contos e muitos roteiros para cinema. O poder da leitura é muito grande e pode ajudar as pessoas a serem melhores.
O escritor estudou em um Celógio Alemão de Montevidéu e logo depois vai para a Escuela Raumsólica de Logosofía e mais tarde vai para Liceu Miranda. Depois disso se muda para Buenos Aires onde fica por três anos. No ano de 1945 ele começa a fazer parte do semanário Marcha em Montevidéu. Publicou em 1953 “Quién De Nosostros”. Seus trabalhos são muito bons, pois o escritor se preparou muito bem para que isso acontecesse estudando em boas escolas e se dedicando muito todo o tempo. O escritor no ano de 1948 se casa e também faz outros trabalhos de sucesso.
Com a chegada do ano de 1949 ele vira membro do conselho da redação de uma revista muito famoso literaria. O romance “La Tregua” é publicado em 1960 e também chega as telas de cinema e foi levado ao oscar como melhor filme estrangeiro. O autor também trabalhou como crítico de teatro e como co-diretor de Al Pie de Las Letras, do diário La Mañana. No ano de 1968 até 1971 ele foi diretor do Centro de Pesquisas Literárias da Casa de las Américas, e ele também foi membro e criador do mesmo. Participa do Movimiento 26 de Marzo. O autor já ganhou muitos premios e a ele foram feitas muitas homenagens. Entre seus titulos está o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Alicante, Espanha no ano de 1997. No ano de 2006 passou mais uma vez por momentos dificeis tendo que enfrentar a morte de sua esposa que teve a doença de Alzheimer. Ele adorava a esposa e sofreu muito com sua morte. Ela era uma mulher bonita e que sempre estava a seu lado em todos os momentos de sua vida.
Mario Benedetti teve seus grandes livros traduzidos em mais de vinte idiomas e é um autor considerado o primeiro pela literatura latino-americana. O autor ficou doente no ano de 2008 e ficou internado quatro vezes. No mês de janeiro e de fevereiro foi a primeiras vezes que precisou de ajuda médica. No mês de março teve alguns problemas respiratórios e em maio teve um quadro clínico ruim. Depois que teve alta e pode voltar para casa teve uma complicação por causa de uma doença intestinal crônica. Foram meses dificeis para o grande autor. Mario Benedetti faleceu com oitenta e oito anos no ano de 2009 e morreu em casa. Seu trabalho vai ser sempre lembrado por todos, pois foi muito bem feito e sempre com muito cuidado e delicadeza. (fonte:http://www.culturamix.com/cultura/mario-benedetti)


ARTISTA NAN LAURINO



ALEGRÍA DE LA TRISTEZA


En las viejas telarañas de la tristeza
suelen caer las moscas de sartre
pero nunca las avispas de aristófanes

uno puede entristecerse
por muchas razones y sinrazones
y la mayoría de las veces sin motivo aparente
sólo porque el corazón se achica un poco
no por cobardía sino por piedad

la tristeza puede hacerse presente
con palabras claves o silencios porfiados
de todas maneras va a llegar
y hay que aprontarse a recibirla

la tristeza sobreviene a veces
ante el hambre millonaria del mundo
o frente al pozo de alma de los desalmados

el dolor por el dolor ajeno
es una constancia de estar vivo

después de todo / pese a todo
hay una alegría extraña / desbloqueada
en saber que aún podemos estar tristes