19 de jun de 2012

Para ler....


Artista NANLAURINO

Carta de uma mãe para sua filha.

“Minha querida menina, no dia que você perceber que estou envelhecendo, eu peço a você para ser paciente, mas acima de tudo, tentar entender pelo o que estarei passando. 

Se quando conversarmos, eu repetir a mesma coisa dezenas de vezes, não me interrompa dizendo:” Você disse a mesma coisa um minuto atrás”. Apenas ouça, por favor. Tente se lembrar das vezes quando você era uma criança e eu li a mesma história noite após noite até você dormir.

Quando eu não quiser tomar banho, não se zangue e não me encabule. Lembra de quando você era criança eu tinha que correr atrás de você dando desculpas e tentando colocar você no banho?

Quando você perceber que tenho dificuldades com novas tecnologias, me dê tempo para aprender e não me olhe daquele jeito...lembre-se, querida, de como eu pacientemente ensinei a você muitas coisas, como comer direito, vestir-se, arrumar seu cabelo e lhe dar com os problemas da vida todos os dias...o dia que você ver que estou envelhecendo, eu lhe peço para ser paciente, mas acima de tudo, tentar entender pelo o que estarei passando.

Se eu ocasionalmente me perder em uma conversa, dê-me tempo para lembrar e se eu não conseguir, não fique nervosa, impaciente ou arrogante. Apenas lembre-se, em seu coração, que a coisa mais importante para mim é estar com você.

E quando eu envelhecer e minhas pernas não me permitirem andar tão rápido quanto antes, me dê sua mão da mesma maneira que eu lhe ofereci a minha em seus primeiros passos.

Quando este dia chegar, não se sinta triste. Apenas fique comigo e me entenda, enquanto termino minha vida com amor. Eu vou adorar e agradecer pelo tempo e alegria que compartilhamos. Com um sorriso e o imenso amor que sempre tive por você, eu apenas quero dizer, eu te amo minha querida filha.”

NÃO PUDE DEIXAR DE COLOCAR AQUI ESTE TEXTO, QUE UMA AMIGA POSTOU NO FACE BOOK. ELA POSTOU PARA A FILHA, NÃO SEI SE O TEXTO É DELA OU DE OUTRA PESSOA, POIS NÃO TINHA AUTORIA. MAS ACHEI MUITO INTERESSANTE O CONTEÚDO...

APROVEITANDO...ACHO QUE TODOS OS FILHOS DEVERIAM LER PARA ENTENDER AS SUAS MÃES. MUITOS FILHOS, QUANDO SUAS MÃES ESTÃO ENVELHECENDO, NÃO TEM A PACIÊNCIA QUE ELAS TIVERAM QUANDO ELES NASCERAM. MUITOS FILHOS, SEM GENERALIZAR, QUANDO SUAS MÃES CHEGAM NESSA FASE DA VIDA, PREFEREM COLOCÁ-LAS EM ASILOS OU CASA DE REPOUSO, QUE DÁ NO MESMO, POIS ACHAM QUE ELAS JÁ ESTÃO DANDO TRABALHO E ELES NÃO PODEM SEGUIR COM SUAS VIDAS.  SE NÃO FAZEM ISTO, AS DEIXAM SOZINHAS EM CASA, NÃO DANDO ATENÇÃO QUE ELA MERECE. ESQUECEM TODOS OS SACRIFÍCIOS QUE ELAS FIZERAM AO LONGO DE SUAS VIDAS, PARA EDUCÁ-LOS, MUITAS VEZES DEIXANDO DE LADO TUDO O QUE MAIS GOSTAM DE FAZER, PARA DAR O MELHOR PARA ELES. ESQUECEM TAMBÉM QUE ELAS PASSARAM NOITES E NOITES ACORDADAS QUANDO ERAM CRIANÇAS, POR ELES ESTAREM DOENTES OU QUANDO ERAM ADOLESCENTES POR ESTAREM NAS BALADAS. MAIS PARA CADA PREOCUPAÇÃO, PARA CADA CONSELHO OU PORQUE NÃO, UMA REPROVAÇÃO DO QUE ESTÃO FAZENDO, ELES TEM UMA RESPOSTA NA PONTA DA LÍNGUA: “EU NÃO PEDI PARA NASCER”. SE ELES SOUBESSEM COMO ISSO DEIXA TRISTE UMA MÃE, NUNCA DIRIAM TAL FRASE.
ESSES FILHOS ESQUECEM QUE UM DIA, ENVELHECERÃO TAMBÉM E TERÃO O MESMO TRATAMENTO. SERÁ QUE IRÃO GOSTAR?

BJOSS SURTADINHOSS
ROSANA