31 de jul de 2012

SACOS PLÁSTICOS...


A triste história dos sacos plásticos descartáveis que “ganhamos” com tanta cordialidade das lojas… Informações fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de sacos plásticos ao redor do mundo. Menos de 1% dos sacos é reciclado. É mais caro reciclar um saco do que produzir um novo.  “Existe una economia áspera por trás da reciclagem dos sacos plásticos. Processar e reciclar uma tonelada de sacos custa U$ 4000. A mesma quantidade de sacos é vendida no mercado de matérias-primas a U$ 32”. Então… O que acontece com os saquinhos? Um estudo de 1975 demonstrou que as embarcações transoceânicas lançam aproximadamente 4 milhões de kilogramas de plástico ao mar por ano. As lixeiras do mundo não estão inundadas de plástico porque a maior parte do plástico acaba no oceano. Os sacos são arrastados… Até diferentes lugares do planeta… Até os mares, lagos e rios. Os sacos encontram o caminho para o mar nos bueiros e encanamentos. Já foram encontrados sacos plásticos flutuando ao norte do Círculo Ártico, e também muito mais ao sul, nas Ilhas Malvinas. Os sacos plásticos reapresentam mais de 10% dos dejetos que chagam as costas dos EUA. Os saquinhos plásticos se fotodegradan: com o passar do tempo se decompõe em petro-polímeros menores e mais tóxicos que finalmente contaminarão os solos e as vias fluviais. Como conseqüência, partículas microscópicas podem entrar para a cadeia alimentar. O efeito sobre a vida silvestre pode ser catastrófico. As aves ficam presas sem esperança. Cerca de 200 diferentes espécies de vida marinha, incluindo baleias, golfinhos, focas e tartarugas morrem por causa dos sacos plásticos. Morrem depois de ingerir os sacos plásticos, que confundem com comida.
Então… O que podemos fazer?
Se usarmos uma bolsa de tecido, podemos economizar 6 saquinhos plásticos por semana. Ou seja, 24 sacos por mês. Ou seja, 288 sacos por ano. Ou seja, 22.176 sacos ao longo da vida. Se apenas 1 de cada 5 pessoas neste país fizesse isso, economizaríamos 1.330.560.000.000 sacos plásticos durante nossas vidas. Bangladesh proibiu os sacos plásticos. A China proibiu os sacos plásticos gratuitos. Irlanda foi o primeiro país da Europa a cobrar imposto sobre os sacos plásticos em 2002. Desta forma, reduziu o consumo em 90%. Ruanda proibiu os sacos plásticos em 2005. Israel, Canadá, Índia, Botswana, Quênia, Tanzânia, África do Sul, Taiwan e Singapura também proibiram ou estão em vias de proibir os sacos plásticos. Em 27 de março de 2007, São Francisco tornou-se a primeira cidade dos EUA a proibir os sacos  plásticos. Oakland e Boston estão considerando essa possibilidade. Os sacos plásticos são feitos de polietileno: um termoplástico que se obtém a partir do petróleo. Reduzindo o uso dos sacos plásticos diminuirá o consumo de petróleo, recurso não renovável que gera tantos conflitos... A China economizará 37 milhões de barris de petróleo por ano graças à proibição dos sacos plásticos gratuitos.
É possível! Tem gente que ignora tudo isto… Mas VOCÊ JÁ SABE!!!
É questão de fazer um pequeno esforço e logo a gente se acostuma a levar a sacola de pano às compras como era antigamente...
TOPA?
É apenas um convite. Se você não topar, não vai acontecer nada com você. Se você começar, vai se sentir melhor. (Recebido por e-mail, desconheço a autoria)


EU ESTAVA LIMPANDO MEU E-MAIL QUANDO, ME DEPAREI COM ESTE QUE A MUITO TEMPO ALGUÉM ME ENVIOU E EU GUARDEI. RESOLVI POSTAR PORQUE O BRASIL COMEÇOU A TOMAR CONSCIÊNCIA E PROIBIRAM OS SUPERMERCADO DE USAR OS SACOS PLÁSTICOS. EM ALGUNS ESTADOS A ORDEM ESTÁ SENDO COMPRIDA RIGOROSAMENTE E AS PESSOAS JÁ ESTÃO COMEÇANDO A ACOSTUMAR COM O FATO. INFELIZMENTE O PROCON ENTROU COM UMA LIMINAR CONTRA ESSA PROIBIÇÃO, POIS CONSIDEROU QUE O CONSUMIDOR ESTAVA SENDO LESADO POR TER QUE COMPRAR DOS SUPERMERCADOS AS SACOLAS APROPRIADAS. PERGUNTADO PARA AQUELES QUE JÁ ADERIRAM AS NOVAS SACOLAS, O QUE ESTAVAM ACHANDO DA LIMINAR E ESTES RESPONDERAM QUE NÃO DEVERIA VOLTAR AS SACOLAS DE PLÁSTICO.
MUITOS JÁ ESTÃO SE CONSCIENTIZANDO, A NATUREZA AGRADECE.

BJOSS SURTADINHOSS