24 de set. de 2012

A CIDADE DE LÍDICE...


DESCONHEÇO A FONTE DO TEXTO E DAS IMAGENS...SEI APENAS QUE SÃO DA CIDADE, MAS NÃO SEI QUEM AS TIROU. RESOLVI COLOCAR PORQUE AS ESCULTURAS SÃO IMPRESSIONANTES!!

Lidice era uma aldeia da ex-Tchecoeslováquia (hoje República Checa) a noroeste da capital. Tinha seus fazendeiros, sua escolinha, sua igreja, tudo muito normal. Até junho de 1942. O país estava sob ocupação alemã, e um general nazista foi assassinado. Os invasores precisavam de um culpado, e sentiram o “cheiro de Lidice” no atentado.
Adolf Hitler ordenou que a cidade de 600 anos fosse fisicamente varrida do mapa. Todas as construções foram dinamitadas, todos os habitantes fuzilados ou transferidos para campos de concentração. Das 105 crianças da aldeia, 88 foram embarcadas num caminhão e mortas numa câmara de gás.

Com o fim da Segunda Guerra, Lidice virou um símbolo. Decidiu-se que a cidade que Hitler queria apagar da História seria lembrada pelo mundo inteiro. Cidades foram rebatizadas com seu nome (uma delas perto de Angra dos Reis). Meninas recém-nascidas ganharam seu nome. No local construiu-se uma nova cidadezinha e vários monumentos relembrando a tragédia. De todas as homenagens, nenhuma é mais triste do que a escultura criada por Marie Uchytilová lembrando as crianças mortas de Lidice.

















SEI QUE É PESADO PRA UM INÍCIO DE SEMANA, MAS
SEMPRE É BOM NÃO ESQUECER...
AINDA MAIS QUE JÁ SE FORAM 70 ANOS
E POUCOS ESTÃO VIVOS PARA CONTAR A HISTÓRIA!

BOM INÍCIO DE SEMANA POVO
BEIJOKAS SURTADAS,
REGINA