FONTE E IMAGEM |
Fica a dica de que você pode personalizar o seu chá, e deixá-lo com o sabor que mais gosta, estando, ainda desfrutando dos benefícios medicinais. Basta conhecer as propriedades da ervas para combiná-las de maneira adequada. Um chá pode curar uma dor de cabeça, resfriados, dores musculares, tosse, ou simplesmente relaxar. Chás também podem ser aliados para a beleza, funcionando de dentro para fora para deixar sua pele mais bonita, ou seu cabelo mais forte e brilhante.
É barato e fácil de fazer, basta ter alguns requisitos. O primeiro é a erva. Depois de secas podem ser armazenadas por um longo tempo, sem que percam suas propriedades. Também poderá cultivá-las em pequenos vasos, e tê-las sempre disponíveis.
Se quer simplesmente relaxar depois de um dia estressante de trabalho, ou quer um sono repousante, coloque flores de lavanda numa xícara de água fervente, deixe por 5 minutos, e acrescente uma colherada de mel.
Para curar dor de cabeça, misture um ramo de alecrim com algumas flores de lavanda. Deixe em infusão por 5, ou 10 minutos. Beba morno.
Para a insônia faça um mix de camomila, tília, funcho, e sabugueiro. Espere que estejam em infusão por alguns minutos, e beba morno.
O melhor chá para livrar-se de uma constipação ou febre é feito com folhas de hortelã, gengibre e mel. Deixe em infusão por 10 minutos, e depois acrescente o mel. Se as condições forem acompanhadas de tosse, acrescente sálvia e anis. Deve ser bebido o mais quente possível.
Melhorar a digestão, ou acalmar dores no estômago, pode ser conseguido rapidamente depois de beber um chá de camomila. Se for uma dor muito forte, incorpore algumas folhas de hortelã.
Para dormir como um anjo, fica uma receita especial: 3 colheres de sopa de folhas de hortelã secas, 1 colher de sopa de flores de verbena secas, 1 colher de sopa de erva de gato seca, 1 colher de sopa de pétalas de rosas frescas. Misture tudo e coloque num copo de água fervente. Beba morno. O efeito é rápido, e muito eficaz.
As ervas para curar dores são úteis para situações ocasionais, ou para condições crônicas. É importante conhecê-las para saber quais poderá ter à mão quando necessário. A inflamação, muitas vezes, é a causa que provoca a dor. Neste caso, deve ser o alvo do tratamento. Inflamações podem ser tratadas com ervas antioxidantes, analgésicas, ou fortalecedores do sistema imunológico. Conheça abaixo quais são as mais poderosas:
Óleo de Prímula
Suas propriedades anti inflamatórias são excelentes. É fonte de Ácidos Graxos Ômega 6, que é 2 vezes mais potente que os Ácidos Graxos Ômega 3, encontrado nos peixes. Produz um grande efeito analgésico. O recomendado é o mínimo de 1 grama, e no máximo 4, ao dia.
Óleo de linhaça
O óleo de linhaça possui uma característica interessante: equilibra a ação dos ácidos graxos 3 e 6 no sangue. Esta ação é que faz o organismo eliminar a dor causada por uma inflamação. O recomendado é cerca de 40 miligramas por dia.
Boswellia Serrata
Esta resina retirada de uma árvore típica da Índia, apresenta propriedades antiinflamatórias impressionantes. E não causa efeitos colaterais danosos ao estômago. Combate com grande eficácia a dor provocada por artrite. As dores crônicas também são facilmente tratadas com o extrato desta resina. 150 miligramas 3 vezes ao dia podem aniquilar quase todos os tipos de dores. Não é recomendada, todavia, para grávidas, ou para quem sofre com problemas hepáticos, ou renais.
Gengibre
As proteínas chamadas citocinas são as responsáveis por regular o nível, ou intensidade da dor no corpo humano. E o gengibre neutraliza as citocinas. Essa é a causa de ser um dos melhores remédios naturais para controlar, ou amenizar a dor. Pesquisadores americanos comprovaram que o gengibre é capaz de reduzir até 50% da dor causada pela artrite, por exemplo. Poderá beber um chá, ou optar por uma cápsula de 200 miligramas 3 vezes ao dia.
Pimenta de Caiena
Uma das variedades mais picantes entre as pimentas, a Caiena é a mais aconselhada para reduzir dores nos músculos. Seu ingrediente que combate a dor chama-se capsaicina, e é eficaz contra a artrite também. É conhecida por diluir o sangue, portanto sua dosagem deve ser recomendada por um naturopata.
Casca de Salgueiro Branco
Da casca de salgueiro branco foi retirado o princípio ativo da aspirina. Combate a dor e a febre, e reduz o inchaço. Poderá fazer um chá, ou optar por uma cápsula.
Calota craniana
A calota acalma a dor. É mais apropriada para tratar dores de cabeça relacionadas com a gripe, estresse e a fadiga. Seja em cápsulas, seja num chá, promove alívio rapidamente.
Açafrão
O açafrão é um dos melhores antiinflamatórios naturais. Misture com um pouco de mel para ingerir o pó. Ou dilua 1 colher de chá em meio copo de água levemente aquecida. Sua ação analgésica costuma ser rápida.
Acácia
A casca do tronco de acácia é usada para tratar infecções bacterianas, problemas de estômago, pressão alta, e também, para combater a dor. Combate inflamações como a asma e a fibromialgia. Para uma resposta mais rápida, faça um chá desta casca misturado com um punhado de calota craniana, e de casca de salgueiro branco.
Equinácea
A equinácea é tão forte como analgésico, que é capaz de amenizar dores provenientes de tumores cancerígenos. Para maior aproveitar seu potencial, faça a ingestão da tintura. Misture 1 colher de chá em meio copo de água e beba 3 vezes por dia.
COM ISSO, ENCERRAMOS NOSSA SEMANA
'NATUREBA' DE ERVAS E CHÁS!
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!
BEIJÃO SURTADO,