31 de out. de 2014

mito da origem do mundo segundo o povo banto

imagem

Esta breve versão da estória de Bumba é do povo banto, da região do rio Congo, cuja história oral remonta ao século V a.c.

Bumba estava sozinho nas águas escuras do nada. Desejava ter companhia, mas sem luz, não podia procurar por uma. Certo dia, sentiu uma dor de barriga e vomitou o Sol. De repente, havia luz em toda parte. Bumba vomitou depois as estrelas e a Lua e, assim, a noite também tinha luzes piscantes e suaves. No dia seguinte, vomitou nove criaturas diferentes, incluindo a tartaruga, o leopardo, a águia, o besouro, o crocodilo e um peixe chamado Yo. Ele também criou o relâmpago e, finalmente, vomitou homens. As criaturas recriaram a si próprias e também fizeram outros animais. Yo Criou todos os peixes do mar, o besouro criou todos os insetos, o crocodilo, todos os animais de pele fria.

Bumba estava preocupado com o raio. O raio era um encrenqueiro e ele teve de persegui-lo e leva-lo de volta para o céu, embora anda encontrasse chances de visitar a Terra ocasionalmente, quando não estava sendo esperado. Quando a criação foi concluída, Bumba disfarçou-se de homem e viajou por todas as aldeias dizendo às pessoa como havia criado tudo no mundo, exceto a si mesmo.
 FONTE MITO BANTO