19 de nov de 2009

MEU PAI




ESTOU COM O MEU PAI AQUI EM CASA E COMO SEMPRE ACONTECE, QUANDO DEMORAMOS A NOS VER, FICAMOS HORAS CONVERSANDO.
ELE ADORA REVIVER AS COISAS QUE PASSOU, TANTO NA VIDA COMO NO TRABALHO, QUANDO MAIS NOVO. 
QUANDO ELE QUER DAR ALGUM EXEMPLO RECORRE A UMAS DAS MUITAS HISTÓRIAS DE SUA VIDA. 
CLARO, QUE ANTES EU ACHAVA UM PORRE, MAS FICAVA SENTADA OUVINDO OU FINGINDO OUVIR. HOJE TENHO INTERESSE EM OUVIR. POR QUÊ?
PORQUE, DESCOBRI QUE A MINHA FALTA DE PACIÊNCIA NA ADOLESCÊNCIA ERA PORQUE EU QUERIA E TINHA PRESSA DE VIVER AS MINHAS COISAS E NÃO PRESTAVA ATENÇÃO AO MEU REDOR.
 HOJE POR UMA CIRCUNSTÂNCIA DA VIDA, TENHO QUE DAR UMA CERTA ATENÇÃO, POIS ELE SE SENTE SOZINHO, NÃO TEM MAIS MINHA MÃE PARA CONVERSAR E TROCAR IDEIAS.
NOTEI A FELICIDADE ESTAMPADA NO SEU ROSTO AO ME VER ALI SENTADA AO SEU LADO ESCUTANDO, PELA MILÉSIMA VEZ, A HISTÓRIA DE QUANDO ELE TRABALHAVA E ERA RECONHECIDAMENTE ELOGIADO E GANHAVA MUITO BEM SEM PRECISAR PASSAR POR CIMA DE NINGUÉM. ENQUANTO ESCUTAVA, PENSEI NAS PESSOAS DA IDADE DELE QUE NÃO TEM COM QUEM 
CONVERSAR, POIS NINGUEM TEM PACIENCIA PARA OUVI-LOS. E QUANTA COISA EU DESCOBRI SENTADA ALI ESCUTANDO, POIS NEM TUDO ELE NOS CONTAVA QUANDO A GENTE ERA ADOLESCENTE E HOJE ELE CONTA NOS MÍNIMOS DETALHES! QUANTOS SACRIFÍCIOS NA VIDA ELE FEZ PARA DAR UMA BOA EDUCAÇÃO PARA NÓS. QUANTOS EXEMPLOS DE HONESTIDADE, CARÁTER, LEALDADE E, PRINCIPALMENTE, ÉTICA E QUE PARA ELE A PALAVRA DADA NÃO SE VOLTA ATRÁS, NÃO PRECISAVA NENHUM DOCUMENTO ESCRITO, POIS COMO ELE MESMO SEMPRE DIZ: 'É NO FIO DO BIGODE, TEM QUE CUMPRIR.' PERGUNTEI A ELE SE NUNCA HAVIA SE ARREPENDIDO DE SER ASSIM E ELE PRONTAMENTE RESPONDEU NÃO. ELE É ASSIM ATÉ HOJE. 
PARA ELE O MUNDO ESTÁ MUITO MUDADO, AS PESSOAS NÃO CUMPREM A PALAVRA, NÃO SÃO MAIS ÉTICAS... SEMPRE LEMBRANDO, QUE NÃO ESTOU GENERALIZANDO MAS, PODERIAM EXISTIR MUITO MAIS PESSOAS ASSIM, POIS HOJE EM DIA, UNS QUEREM PASSAR POR CIMA DOS OUTROS, PARA VENCER NA VIDA OU NO TRABALHO, DESCARTANDO AS PESSOAS COMO SE FOSSEM OBJETOS E NEM UM 'OBRIGADO' FALAM. POR QUE NÃO SEGUIRMOS ESSES EXEMPLOS? POR QUE OS HEROIS DE HOJE NÃO TEM ÉTICA? DEVERÍAMOS ESCUTAR MAIS OS MAIS VELHOS.
 QUANTA SABEDORIA ELES TEM. É POR ISSO QUE SOU ASSIM, PORQUE TIVE EXCELENTES EXEMPLOS DE VIDA E REPASSO AOS MEUS FILHOS E ESPERO QUE ELES FAÇAM O MESMO COM OS DELES.

A MINHA ADMIRAÇÃO POR MEU PAI HOJE AUMENTA CADA VEZ MAIS! DESCOBRI QUE ELE SEMPRE FOI E SERÁ MEU HEROI.
BJOS
ROSANA