21 de set de 2010

O POWERPOINT ESTÁ NOS TORNANDO...

ESTÚPIDOS? OU SOMOS NÓS OS ESTÚPIDOS, PORQUE USAMOS O POWERPOINT?














O gráfico acima, foi apresentado, em março deste ano, ao General Stanley A. McChrystal, líder das forças da OTAN no Afeganistão, em um slide de Power Point. O oficial responsável pela apresentação, desejava representar de forma resumida (rsrsrs) a estratégia do exército americano na guerra do Afeganistão.
Ao ver o gráfico (que mais se parece um prato de espaguete) o General McCchrystal disparou secamente: “quando conseguirmos entender esse gráfico, venceremos a guerra.” A gargalhada foi geral e todos os presentes caíram no riso. O mais triste (ou hilário) nessa história, é que o episódio narrado acima não foi um fato isolado. Segundo uma reportagem publicada  pelo NYTimes, os problemas com as apresentações de Power Point fugiram ao controle da tropa americana. O uso da ferramenta tem ocupado a maior parte do tempo de trabalho dos comandantes militares e já atingiu um nível próximo à obsessão. A quantidade de tempo gasto utilizando a ferramenta da Microsoft é tanta, que já virou motivo de piada nos corredores do Pentágono e nas bases militares no Iraque e no Afeganistão. “O PowerPoint nos faz estúpidos”, afirmou o general James N. Mattis do Corpo de Fuzileiros Navais, em uma conferência militar realizada, em abril, na Carolina do Norte. (Detalhe: Ele falou sem PowerPoint). Já o Brig. Gen. HR McMaster, que proibiu apresentações em PowerPoint quando liderou o esforço bem sucedido para garantir a ocupação do norte da cidade iraquiana de Tal Afar, em 2005, comparou, na mesma conferência, o PowerPoint a uma séria ameaça interna. 
Na opinião de McMaster, a pior ofensa do PowerPoint não é um gráfico que mais se parece com um prato de espaguete, mas as listas rígidas de pontos (como, tomando como exemplo, uma apresentação sobre as causas de um conflito bélico) que não levam em conta forças políticas, econômicas e étnicas que estão socialmente interligadas e contribuem decisivamente para a geração dos conflitos. “Se divorciarmos a guerra de todos esses fatores, nossa missão torna-se um mero exercício de realização de metas”, disse o General McMaster. 
Os comandantes dizem que por trás de todas as piadas sobre o PowerPoint, existem preocupações muito sérias. Alguns afirmam que o programa fabricado pela empresa de Bill Gates sufoca o debate, o pensamento crítico e reflexivo no processo de tomada de decisão. E não menos importante, amarra os oficiais subalternos – também conhecidos como PowerPoint Rangers… - na preparação diária de slides, seja para uma reunião com o Estado Maior, em Washington ou de um briefing para um líder do pelotão de combate durante a preparação de uma missão de rotina em alguma localidade remota do Afeganistão. (fonte:http://www.nytimes.com/2010/04/27/world/27powerpoint.html?ref=global-home)


NEM ME DEI AO TRABALHO DE AMPLIAR O GRÁFICO PARA PODER VER MELHOR, SIMPLESMENTE É IMPOSSÍVEL ENTENDER ESSA 'COISA'! PRESTANDO ATENÇÃO SE PERCEBE QUE ESTÁ NA PELÍCULA 22, OU SEJA, QUAL SERÁ O TAMANHO DA BAGAÇA? SE USARAM 22 PÁGINAS PARA APRESENTAR O GRÁFICO, QUANTAS MAIS SERÃO USADAS PARA EXPLICÁ-LO?
A VERDADE É QUE ESSA FERRAMENTA É UM GRANDE PONTA PÉ NA PACIÊNCIA DE QUALQUER UM COM MAIS DE 3 NEURÔNIOS...SE FOR SÓ O TICO E O TECO, E AMBOS DE FÉRIAS, PODE TER CERTEZA QUE SEU EMAIL VAI FICAR CHEIO DE MENSAGENS FEITAS NO POWERPOINT.
É UMA BELEZA DE PROGRAMA, COM INFINITAS POSSIBILIDADES, MAS O POVO VEM USANDO TANTO, MAS TANTO, QUE PERDEU A GRAÇA... TEM GENTE QUE PREFERE LER TEXTOS COLADOS NO PP, A SE DAREM O TRABALHO DE OLHAR O ORIGINAL, EM TEXTO CORRIDO! É O CÚMULO DA PREGUIÇA MENTAL! 
AS COISAS PARECEM SER SEMPRE ASSIM: QUANTO MAIS INTERESSANTE OU FÁCIL DE FAZER EM INFORMÁTICA, MAIS É USADA, E NÃO HÁ A MÍNIMA, PREOCUPAÇÃO EM SER ORIGINAL, DISCRETO OU TER UM 'SIMANCOL' BÁSICO!
PIOR MESMO SÃO AQUELAS MENSAGENS COM 'MUSIQUINHAS', OU MUSAK, COM ESCRITOS DE AUTO-AJUDA OU DECLARAÇÕES RELIGIOSAS...
TENHO HORROR DESSAS!
PARTICULARMENTE, SE RECEBO MENSAGENS EM PP, EVITO AO MÁXIMO ABRIR.... ABRO APENAS DE PESSOAS CONHECIDAS, E MESMO ASSIM, MUITAS VEZES NEM VOU ATÉ O FINAL...NÃO TENHO SACO! 
COMO JÁ FIZ MUITAS VEZES, LOGO QUE ABRE E ACHO O MATERIAL INTERESSANTE E POSSUI A FONTE NO INÍCIO, VOU DIRETO PROCURAR O ORIGINAL NA ÍNTEGRA EM OUTRO LUGAR...AFINAL,

GOSTO É GOSTO E NÃO SE DISCUTE. LAMENTA-SE!!!

Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com

UMA BELA TERÇA-FEIRA A TODAS!
REGINA