19 de out de 2010

ESSE ERA O CARA!


NESSE ÚLTIMO DOMINGO, LI A NOTíCIA QUE UM GRANDE HOMEM HAVIA MORRIDO. MORREU DORMINDO, AOS 90 ANOS DE IDADE! OS DEUSES FORAM GENEROSOS COM ESSE QUE FOI UM DOS MAIORES PSIQUIATRAS BRASILEIROS!
ESTOU FALANDO DE JOSÉ ANGELO GAIARSA...ESSE ERA O CARA!
NA DÉCADA DE 80, ATÉ INÍCIO DOS ANOS 90, PARTICIPOU DE UM PROGRAMA QUE HAVIA NA TELEVISÃO BANDEIRANTES CHAMADO DIA DIA, E COM ISSO TORNOU A IMAGEM SEMPRE SISUDA DO PSIQUIATRA, EM ALGO MAIS LEVE, MAIS HUMANO E MENOS ATERRADOR...
O PROGRAMA, QUE MUITO ME AGRADAVA, ERA UM CONTRAPONTO A OUTRO DA CONCORRÊNCIA, O TV MULHER... QUE ERA BOM, MAS ERA NAQUELA REDE QUE GOSTAVA (GOSTA?) DE MANIPULAR O POVO...ENTÃO, QUASE NÃO ASSISTIA...
 BONS TEMPOS QUE A TELEVISÃO BRASILEIRA NOS DAVA OPÇÕES E PROGRAMAS INTELIGENTES!
MAS VOLTANDO AO GAIARSA....
FOI UM DOS MAIS FERVOROSOS DEFENSORES DA LIBERDADE FEMININA, QUE CRITICOU A ESTRUTURA FAMILIAR TRADICIONAL, QUE VEIO A DAR NESSE TIPO DE FAMÍLIA QUE TEMOS HOJE... NAQUELA ÉPOCA ELE JÁ SABIA!
POLÊMICO, FALAVA ABERTAMENTE DE TUDO NO PROGRAMA... E SEM PAPAS NA LÍNGUA!
TRATAVA DAS CHAMADAS PESSOAS NORMAIS... PORQUE OS LOUCOS ESTAVAM DEVIDAMENTE APARTADOS...
QUANDO LI A NOTÍCIA, LEMBREI DE UMA SITUAÇÃO QUE PASSEI QUANDO TINHA MENOS DE 20 ANOS (hehehe....faz tempo!):
NA ÉPOCA ESTAVA INDO TRABALHAR... CHOVIA CANIVETE E EU À PÉ!!! MAL O DIA TINHA AMANHECIDO!
COMO NÃO SE TINHA INTERNET, NEM HÁBITO DE LIGAR A TELEVISÃO OU O RÁDIO CEDO... ACABEI NÃO OUVINDO A NOTÍCIA QUE OS FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO, VULGO PINEL, O MAIOR DO ESTADO GAÚCHO, ENTRARAM EM GREVE E, DE SACANAGEM, NA MADRUGADA, ABRIRAM AS PORTAS DA PINEL E DEIXARAM SAIR ALGUNS 'LOUQUINHOS'... TIPO SEM QUERER QUERENDO, SABE?!?!?
POIS BEM, SÓ QUE ESSE ESTABELECIMENTO ERA RELATIVAMENTE PRÓXIMO DE ONDE EU MORAVA.... NO MEIO DA CHUVA, COM UMA SOBRINHA TAMANHO "EXTRALARGE", NÃO PERCEBI A APROXIMAÇÃO DE UMA MULHER COM UM PEDAÇO DE GILETE NA MÃO, APENAS SENTI O CORTE NO BRAÇO... ATÉ HOJE, TENHO A CICATRIZ QUE NÃO ME DEIXA ESQUECER...
A MALUCA VEIO PARA CIMA DE MIM, QUERENDO PASSAR A GILETE NO MEU ROSTO! ME ATRAQUEI COM A DOIDA, NO MEIO DE UMA DAS MAIORES AVENIDAS DE PORTO ALEGRE, E O QUE ME SALVOU FOI A TAL SOBRINHA QUE USEI PARA QUEBRAR NA CABEÇA DA MULHER... ALGUMAS PESSOAS QUE PASSAVAM FORAM AJUDAR...NAQUELA ÉPOCA, A GENTE AINDA PARAVA PARA AJUDAR OS OUTROS!
A POLÍCIA FOI CHAMADA E SE DESCOBRIU QUE ERA UMA DAS "DOIDINHAS" QUE HAVIA ESCAPADO 'SEM QUERER' DO HOSPITAL...
DEPOIS DISSO, ASSUSTADA FUI PARA CASA DE FAMILIARES, ALI PERTO, E DESABEI...
A TELEVISÃO ESTAVA LIGADA... VOLUME NAS ALTURAS... E OUVI UMA VOZ FININHA, MEIO FEMININA, DIZENDO:
"OS LOUCOS NÃO SÃO OS INTERNADOS.... OS LOUCOS SOMOS NÓS, OS SOLTOS....
OS NORMAIS!"
OLHEI PARA A TELEVISÃO E VI UM SENHOR FRANZINO, DE CABELOS BRANCOS E UM SORRISO DE MATAR DE TÃO ANGELICAL...UM SORRISO QUE NÃO CONDIZIA COM AS PALAVRAS DURAS E A VERDADE ESTAMPADA NOS OUVIDOS DE QUEM QUISESSE OUVIR...
NAQUELE DIA, PEDI PARA TROCAR O HORÁRIO DE TRABALHO... TRABALHAVA MEIO TURNO...
E, PASSEI  TODOS DIAS A LIGAR A TELEVISÃO ÀS 8 HORAS DA MANHÃ, PARA ASSISTIR AO PROGRAMA DA BAND, ONDE APARECIA AQUELE SENHOR FRANZINO, COM POUCO MAIS DE 60 ANOS, RADICAL, VERDADEIRO, DIRETO E SEM FRESCURAS!
OBRIGADO 'ZECA' GAIARSA!
VOCÊ ME  ENSINOU UM MONTE DE COISAS!

VALE A PENA OLHAR O SITE DELE...
A ÚLTIMA MATÉRIA TEM DATA DO INÍCIO DE 2009...
UMA PEQUENA AMOSTRA...

Sempre a Palavra

Que mais confunde do que esclarece, que mais ilude do que diz.
Nunca se diz que palavras são ditas com várias expressões faciais, em variados tons de voz , com gestos variados, em certa atitude. No entanto, se variar qualquer uma destas variáveis, o sentido da frase muda. Mas a convicção inconsciente das pessoas é que a palavra disse tudo o que eu queria dizer. Até que: se meu dizer tivesse sido escrito, ele teria o mesmo sentido - seria lido como se a pessoas estivessem me ouvindo.
Na Internet (sem visual) estes equívocos alcançam as núvens.
Internautas: CUIDADO! O outro lado pode estar entendendo tudo a seu próprio modo e não ao modo de quem mandou o recado.
Quem avisa amigo é (ou é inimigo?)
http://www.doutorgaiarsa.com.br/


UM BELO E SURTADO DIA A TODOS...
SE É QUE ME ENTENDEM....