26 de nov de 2010

CONTROLE DE QUALIDADE EXISTE?


IMAGEM

 FALA-SE MUITO, HOJE, EM “CONTROLE DE QUALIDADE”. CREIO QUE EXISTE ATÉ UMA NOVA PROFISSÃO RELACIONADA COM ESSA ATIVIDADE. E FICO A PENSAR O QUANTO SE PREOCUPAM OS MEIOS EMPRESARIAIS COM AS TÉCNICAS NECESSÁRIAS AO APERFEIÇOAMENTO DOS PRODUTOS QUE MOVIMENTAM SUAS FÁBRICAS, SEUS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, SUAS EXPORTAÇÕES, SEUS FATURAMENTO, ENFIM....
     PARA SER BEM SINCERA, DEVO DIZER QUE NÃO VEJO GRANDE EFICIÊNCIA NO TAL CONTROLE DE QUALIDADE, JÁ QUE TUDO PARECE FEITO PARA NÃO DURAR, JÁ QUE – COMPARADAS ÀS EXISTENTES ANTES DA REFERIDA INSPEÇÃO – AS COISAS VÃO, CADA VEZ MAIS, PARECENDO FALSIFICADAS, ATAMANCADAS, REDUZIDAS À CLASSIFICAÇÃO COMO DE SEGUNDA CLASSE, NO “CONTROLE DE QUALIDADE” DE QUALQUER DONA DE CASA QUE SE PREZE.
     ALÍAS, QUEM CONTROLA A QUALIDADE DAQUILO QUE REALMENTE IMPORTA? QUEM MEDE O VALOR DO AR QUE RESPIRAMOS, DO ALIMENTO QUE ABSORVERMOS, DA MEDICAÇÃO QUE NOS RECEITAM, DAS ESCOLAS QUE FORNECEM DIPLOMAS, DOS LIVROS QUE SE EDITAM, DOS FILMES QUE SE ANUNCIAM, DOS VÁRIOS PROGRAMAS QUE SE OFERECEM AO POVO, EM TROCA DE SEU DINHEIRO ESCASSO?
    QUEM, PELO AMOR DE DEUS, ESTÁ CONTROLANDO A QUALIDADE DA VIDA QUE O MUNDO ESTÁ VIVENDO? QUE ESTÃO FAZENDO PARA RECUPERAR O QUE SE ESTÁDETERIORANDO? QUEM ESTÁ SENDO RESPONSABILIZADO, PELA FOME DO MUNDO, PELO MEDO DO MUNDO, PELA VIOLÊNCIA QUE FUSTIGA O MUNDO, PELO CORTEJO DE CRIANÇAS QUE NASCEM PARA A MORTE OU PARA O CRIME, PELA DOR DO MUNDO, DOR QUE SE TIVESSE VOZ FARIA ESTREMECER AS ESTRELAS E VELARIA A FACE DO SOL?
    QUEM CONTROLA A QUALIDADE DA VIDA, DESSA VIDA QUE ESTÁ SENDO INSULTADA A CADA MOMENTO, QUE ESTÁ SENDO EMPORCALHADA A CADA MOMENTO? 
      CONTROLE DE QUALIDADE..... DAS COISAS INANIMADAS, TALVEZ. NÃO DAQUILO QUE TEM NERVOS E SANGUE, ALMA E ASPIRAÇÕES. NÃO DO HOMEM, COMO PRODUTO DA CRIAÇÃO, COMO ALGO MAIS DO QUE UM CORPO EXIGENTE E UMA INTELIGÊNCIA MAL USADA. NÃO DO HOMEM, COMO HOMEM.
(crônica de Nair Lacerda, publicada na Tribuna de Santos no dia 19 de Novembro de 1979. Fonte http://www.santoandre.sp.gov.br/biblioteca/nl/cronicas/190lacerda).


Glitter Photos