7 de dez de 2010

Hospital de Arroios/Portugal - 22 de setembro de 1947,
na foto constam médicos, administradores e enfermeiras.
foto de PoetaRomasi
  NA MESMA SEMANA QUE OS CIENTISTAS DESCOBRIRAM UMA NOVA BACTÉRIA, QUE SOBREVIVE À BASE DE ARSÊNICO E COLOCOU EM POLVOROSA TODA A COMUNIDADE CIENTÍFICA, UMA CRIANÇA DE DOZE ANOS MORREU, PORQUE UM PROFISSIONAL DA ÁREA MÉDICA LHE ADMINISTROU VASELINA EM VEZ DE SORO. COMO PODEMOS TER A TRANQUILIDADE DE IR A UM HOSPITAL, PARA NOS CURARMOS DE ALGUMA DOENÇA OU SIMPLESMENTE DE UM MAL ESTAR, SE SOMOS MUITO MAL ATENDIDOS A PONTO DE MORRERMOS? QUE PROFISSIONAIS SÃO ESSES QUE ESTÃO SE FORMANDO HOJE EM DIA SEM PREPARO NENHUM?
 MÉDICOS, ENFERMEIRAS, ATENDENTES TODOS MAL PREPARADOS SENDO CONTRATADOS PARA EXERCER A PROFISSÃO EM CLÍNICAS, HOSPITAIS E POSTOS DE SAÚDES. ANTIGAMENTE, TINHAMOS O MÉDICO DA FAMÍLIA, AQUELE QUE COMEÇAVA CONSULTANDO UMA PESSOA E CONTINUAVA, MESMO APÓS A MESMA CASAR CONSULTANDO SEUS FILHOS E, ÀS VEZES, CHEGAVAM AOS NETOS E COM MUITA COMPETÊNCIA DIGA-SE DE PASSAGEM, SE ATUALIZANDO SEMPRE. O QUE VEMOS HOJE? MÉDICOS ESPECIALISTAS EM TUDO QUE É COISA.... VOCÊ ESTÁ COM PROBLEMAS ORTOPÉDICOS?
  ANTIGAMENTE, VOCÊ IRIA AO ORTOPEDISTA E RESOLVIA O PROBLEMA CERTO? ISTO ERA ANTIGAMENTE, POIS HOJE VOCÊ VAI NUMA CLÍNICA ORTOPÉDICA E NA HORA DE PREENCHER A FICHA, PARA SER ATENDIDA, JÁ PERGUNTAM QUAL É A PARTE DO CORPO QUE ESTÁ COM PROBLEMA. PORQUE SE FOR O BRAÇO, VOCÊ TEM QUE ESPECIFICAR, O MESMO SERVE PARA  O COTOVELO, PUNHO, MÃO OU OMBRO, POIS HOJE TEM UM ESPECIALISTA PARA CADA PARTE E MESMO ASSIM, MUITOS NEM CHEGAM PERTO DE VOCÊ PARA TE EXAMINAR. ALGUNS DIRÃO, MAS PRECISAMOS TER ESPECIALISTAS, POIS ASSIM O DIAGNÓSTICO É MAIS RÁPIDO E CERTO. CONCORDO, MAS NEM TODOS OS DITOS ESPECIALISTAS SÃO COMPETENTES. QUANTAS VEZES SOMOS DIAGNOSTICADAS ERRADAMENTE POR ESTES DITOS PROFISSIONAIS, QUANTAS VEZES TOMAMOS REMÉDIO RECEITADO POR ELES E QUE NÃO SÃO OS INDICADOS? CERTA VEZ,  FUI A UMA CLÍNICA E ESTAVA COM MUITA DOR NA MINHA MÃO, FUI INDICADA A UM ESPECIALISTA SÓ DE MÃOS ELE NEM OLHOU DIREITO E DISSE QUE EU PRECISAVA OPERAR. SAÍ DE LÁ E FUI PROCURAR UM OUTRO ORTOPEDISTA, ESTE POR SINAL ENTENDIA DE TUDO, E ME EXAMINOU E O RESULTADO FOI QUE EU ESTAVA COM LESÃO DE ESFORÇO REPETITIVO,EM VIRTUDE DO MEU TRABALHO NA ÉPOCA. RESULTADO? FIQUEI BOA E QUASE ME OPERARAM A MÃO SEM NECESSIDADE.
  AH!!!! DIRÃO ALGUNS, ISTO NÃO É NADA! MUITA GENTE OPERA QUANDO TEM L.E.R.! É VERDADE, MAS, APENAS QUANDO NÃO TEM MAIS JEITO... MINHA FILHA ESTAVA COM PROBLEMAS DE ESTÔMAGO, FOI AO MÉDICO QUE PEDIU UMA RADIOGRAFIA E AO VER DISSE QUE TINHA DE OPERAR. NESTE MOMENTO ELA LHE DISSE: 'DOUTOR O SR ESTÁ VENDO A RADIOGRAFIA AO CONTRÁRIO!', ELE DESVIROU E PROSSEGUIU COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO... CLARO QUE ELA PROCUROU OUTRO MÉDICO E O PROBLEMA DELA NÃO NECESSITAVA DE UMA CIRURGIA. OS MÉDICOS DE HOJE, NEM TE EXAMINAM, NEM OLHAM DIREITO PARA VOCÊ E JÁ PEDEM UM MONTE DE EXAMES E QUANDO LEVAMOS O RESULTADO ELES PROCURAM NO COMPUTADOR PARA SABER DO QUE SE TRATA.
   É POR ISSO QUE ESTÃO CRESCENDO MUITOS OS CASOS DE ERROS MÉDICOS E QUEM PAGA COM A VIDA, SOMOS NÓS. TUDO BEM PODEM ATÉ DIZER QUE NO CASO DA CRIANÇA FOI UMA ENFERMEIRA, MAS NÃO JUSTIFICA, ELA TAMBÉM ESTUDA PARA EXERCER A SUA PROFISSÃO E TEM QUE TER TAMBÉM MUITA COMPETÊNCIA PARA EXERCÊ-LA; A SAÚDE NO NOSSO PAÍS ESTÁ UM CAOS MESMO E NINGUÉM TOMA PROVIDÊNCIA. SÓ PENSAM EM CRIAR, MAIS UM IMPOSTO PARA AJUDAR, SER REVERTIDO PARA A SAÚDE. MAS NÃO VEJO MELHORA NENHUMA, MUITO PELO CONTRÁRIO, POIS OS HOSPITAIS ESTÃO CADA VEZ MAIS SUCATEADOS. QUE DEUS NOS PROTEJA, CASO PRECISEMOS DE CUIDADOS MÉDICOS. 


Recados para Orkut

Glitter Words