4 de jan. de 2011

SHOSHOLOZA BEM SURTADO!


IMAGEM
Shosholoza é uma espécie de hino dos sul-africanos. Criada por mineradores, a música era cantada pelos trabalhadores que, exaustos, sonhavam em voltar para casa. Foi também um canto de resistência para o líder Nelson Mandela quando ele estava preso.
A principal mensagem contida na Shosholoza é "vá em frente, viaje rápido, abra o caminho"



Alguns conheceram essa música durante a Copa na África, era uma forma dos sul-africanos incentivarem seus jogadores dentro e fora de campo. É um canto de fé, resistência e esperança.
Aqui n'ASSURTADAS vamos dar um significado um 'pouquinho' diferente, a bem dizer, vamos fazer uma pequena adaptação: 'sigam adiante, e rápido, porque a gente está chegando...' Quase que como dizendo se você não for mais rápido, vamos passar por cima!
Claro que no bom sentido da afirmação. Esse tem de ser o ano de não ficar parada, porque a vida está passando muito rápido. Antes os dias e meses passavam tão devagar, agora se pararmos para pensar, os últimos dez anos passaram velozes demais. Simplesmente, passaram e nem nos demos conta. E o que fizemos?
Cada um(a) sabe o que fez! Mas foi o suficiente? Houve felicidade e alegria? Ou apenas dor e sofrimento? Houve conquista e realização? Ou apenas caminhos que foram trocados porque a estrada era dura demais?
Tirando esse espaço, os últimos anos tem sido calmos demais, plácidos demais, coniventes demais... A sensação de calmaria sempre me pareceu muito falsa, mas ao mesmo tempo, faltava algo, havia sempre uma pequenina voz interior dizendo: "Vamos bagunçar esse galinheiro!" Alguns já disseram que estou ficando velha para fazer tanta bagunça... aos que me conhecem ao vivo ou pela rede, sabem que a resposta dada seria impublicável aqui! Pode-se não ter mais tanto vigor, ou animação, mas ainda se está vivo... portanto, seguir em frente é apenas uma necessidade primária de sobrevivência.
Os últimos dois anos foram bastante complicados e, talvez, traumáticos. Mas já foram, e graças aos deuses, não existe fórmula para se voltar no tempo. Se houvesse, com certeza esses seriam anos que se pularia direto, de tão ruins que foram.
Agora, é olhar para frente e seguir adiante. De preferência, rápido muito rápido! 
Óbvio que existirão momentos de contemplação, de respirar mais pausadamente, mas apenas depois de você ter aprontado todas. Tipo se fez tudo que se podia fazer no dia, o cansaço gostoso das articulações são a porta da calmaria dos sonhos. Do sono dos justos.
Com isso não se pode dizer que não ocorrerão situações desagradáveis, contatos pouco amigáveis, que não se verá pessoas ou coisas ruins. Apenas devemos estar em um ritmo diferente, mais dinâmico, para quando esse contato com energias ruins chegar simplesmente sejam consumidos dentro de nossa esperança, da nossa alegria, da nossa perseverança. Fácil falar, mas estando em outra rotação de atos e pensamentos, olhando para as coisas e seres que nos fazem mal com um ar de inatingível, como se estivéssemos acima, e estamos, de tudo isso e se importando apenas com quem, ou o quê, realmente nos importa vai ficar muito difícil sermos atingidos.
O prazer de alguns é incomodar, sacanear ou atingir os outros, se você passar por cima e rápido, não der atenção nem tempo desses alguns reagirem...então significa que você sabe praticar um SHOSHOLOZA BEM SURTADO!
QUE EM 2011, ESSA CANÇÃO E ESSA PALAVRA ESTEJAM SEMPRE AQUI CONOSCO! SEGUIR EM FRENTE E SEM OLHAR PARA TRÁS É ALGO SEMPRE BOM DE SER PRATICADO!


BEIJOS SURTADOS
REGINA


P.S.: Agradecendo à KK pela ideia!