29 de jan. de 2011

TOPA TUDO POR DINHEIRO...2


O NOVO SÉCULO ENTROU COM MUITAS NOVIDADES E MUDANÇAS. O BRASILEIRO COMIA MAIS, SORRIA MAIS, INFLAÇÃO NÃO EXISTIA (NADA QUE FOSSE TÃO DRÁSTICO DE 'COMER' SEU SALÁRIO DE UM DIA PARA O OUTRO...), PORTANTO, ERA DE SE ESPERAR QUE O POVO QUISESSE E TIVESSE ACESSO A MAIS CULTURA, JÁ QUE A QUALIDADE DE VIDA HAVIA MELHORADO SIGNIFICATIVAMENTE.
AQUI, O VEÍCULO MAIS BARATO DE ENTRETENIMENTO E DIFUSÃO CULTURAL ERA, E AINDA O É, A TELEVISÃO. NOVOS CANAIS FORAM APARECENDO, NOVOS ROSTOS FORAM SENDO CONHECIDOS, NOVOS PROGRAMAS FORAM ANUNCIADOS...
POR QUESTÕES QUE FOGEM AO ENTENDIMENTO, AS EMISSORAS DE TELEVISÃO PEGARAM O EXEMPLO DO SBT E SEUS PROGRAMAS POPULARES E ELEVARAM AO ENÉSIMO GRAU DA RUINDADE, DA CANASTRICE E DO MAU GOSTO.
CONVERSANDO COM ALGUMAS PESSOAS, NOS DIAS ATUAIS, ESTAS ACHAM QUE O CONTEÚDO TELEVISIVO SE DETERIOROU TANTO, EM FUNÇÃO EXATAMENTE DESSA TENTATIVA FRUSTRADA DE IMITAR OS PROGRAMAS MAIS POPULARES, MAS ACIMA DE TUDO POR IMPORTAR FÓRMULAS E FORMATOS TELEVISIVOS DE OUTROS PAÍSES, PARTICULARMENTE DO MÉXICO E DA HOLANDA.
DESDE AQUELA ÉPOCA OS DRAMALHÕES MEXICANOS, OS PROGRAMAS DE AUDITÓRIOS BREGAS E, PRINCIPALMENTE, OS SHOWS DA EMPRESA ENDEMOL, EMPRESA HOLANDESA DE ENTRETENIMENTO POPULAR, FORAM TOMANDO CONTA DA GRADE DAS EMISSORAS DE TELEVISÃO BRASILEIRAS. ALÉM DE POSSUÍREM UM FORMATO POPULAR, ERAM TAMBÉM UMA FORMA DE ECONOMIZAR DINHEIRO NA ELABORAÇÃO DE TELENOVELAS, SERIADOS E DOCUMENTÁRIOS... COM TUDO PRONTO, ENLATADO E POSTO PARA SERVIR DENTRO DAS CASAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA; SEM CUSTO DE PESSOAL NEM DE PRODUÇÃO FOI SE DEIXANDO PARA TRÁS OS HÁBITOS, COSTUMES E A CULTURA DO POVO...
A POPULAÇÃO FOI SE ACOSTUMANDO A VER NA TELEVISÃO "BETH, A FEIA", NOVELAS COMO "CHISPITA" E "ROSALINDA", PROGRAMAS INFANTIS COMO "CHIQUITITAS...E POR AÍ A FORA... OS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO VARIAVAM ENTRE BRINCADEIRAS CONHECIDAS, E JÁ ESQUECIDAS, NO EXTERIOR  ATÉ PORCARIAS IMBECILIZANTES QUE TRATAVAM AS CRIANÇAS COMO SERES SENSUAIS  COM MUSIQUINHAS DE GOSTO DUVIDOSO.
PARA FECHAR O PACOTE, TUDO ISSO  ERA BEM AMARRADO COM CENÁRIOS DE CORES BERRANTES, LUZES PISCANTES E MULHERES SEMI-NUAS COM FACES SOBRECARREGADAS DE MAQUIAGEM DANÇÅNDO AO SOM DE BANDAS MEDÍOCRES. MAS A GRANDE REVIRAVOLTA AINDA ESTAVA POR VIR....
MESMO A REDE GLOBO NÃO QUERENDO MUITO SE POPULARIZAR, ERA NÍTIDA A FORMA COMO VINHA PERDENDO AUDIÊNCIA, MESMO SEUS PROGRAMAS MAIS TRADICIONAIS ESTAVAM SATURADOS E NADA HAVIA DE 'NOVO' PARA CHACOALHAR ESSA SITUAÇÃO. ERA HORA DE DESPACHAR O PADRÃO GLOBO DE QUALIDADE...
EIS QUE, NUMA JOGADA DE MARKETING MUITO BEM ENSAIADA E UM NEGÓCIO SOLIDAMENTE FIRMADO COM A TAL ENDEMOL, A VÊNUS PLATINADA OFERECE AO PÚBLICO AQUILO QUE ELE SEMPRE QUIS VER E SER MAS NUNCA TEVE CORAGEM DE ADMITIR, O CHAMADO SHOW DA REALIDADE,  O BIG BROTHER BRASIL. PROGRAMA COM O OBJETIVO DE TRANSFORMAR CADA TELESPECTADOR EM UM VOYER NA VIDA DE ALGUMAS PESSOAS TRANCAFIADAS EM UM ESPAÇO CHEIO DE CÂMERAS... BOOOM... A PRIMEIRA EDIÇÃO FOI UM TREMENDO SUCESSO! PORQUÊ? PODE-SE PENSAR NUMA TESE SOBRE O ASSUNTO, MAS VAMOS DESTACAR APENAS ALGUNS PONTOS:

                        1º A EXTEMA CRIATIVIDADE, CURIOSIDADE E SENSUALIDADE DO POVO BRASILEIRO. PODEMOS TER INÚMERAS FALHAS, MAS QUANTO A ISSO SOMOS BONS. NÃO É À TOA QUE HÁ MUITOS ANOS, PROFISSIONAIS DAS MAIS VARIADAS ÁREAS  ESTÃO INDO TRABALHAR NO EXTERIOR EM FUNÇÃO DA CAPACIDADE DE CRIAR 'SAÍDAS' CRIATIVAS PARA TODOS OS TIPOS DE PROBLEMAS;
                        2º POR OUTRO LADO, A CONFIANÇA EM EXCESSO É NOSSO CALCANHAR DE AQUILES. FICA-SE PREGUIÇOSO DIANTE DE UM APARELHO DE TV, QUE NOS FORNECE TUDO O QUE QUEREMOS VISUALMENTE E NÃO PRECISAMOS PENSAR DEMAIS, MUITO MENOS ELABORAR INTRINCADOS JOGOS INTELECTUAIS PARA EXPLICAR NOSSOS GOSTOS;
                       3º A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DA MAIOR REDE DE TELEVISÃO BRASILEIRA, COM UMA ESTRUTURA INVEJÁVEL, MESMO PARA PADRÕES INTERNACIONAIS, ALIADA A UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DE SUCESSO, A FAMOSA PANIS ET CIRCENCES, O PÃO E O CIRCO, OU MELHOR DIZENDO, SE VOCÊ SABE O QUE O PÚBLICO QUER... DÊ.

SENDO ASSIM, O FORMATO DO REALITY SHOW, BBB, ALCANÇA UM SUCESSO ESTRONDOSO, MAGISTRALMENTE ORQUESTRADO POR BONINHO, INICIALMENTE UM INSIGNIFICANTE FUNCIONÁRIO DA VÊNUS PLATINADA, QUE TINHA SUA POSIÇÃO GARANTIDA POR SER FILHO DE UM HOMEM GENIAL E QUE AJUDOU A TORNAR A EMPRESA UMA DAS MAIORES DO RAMO, OU SEJA, O VELHO SISTEMA PATRIARCAL DO 'QUEM INDICA'...
COM O PASSAR DOS ANOS, E O SUCESSO GARANTIDO, ATÉ PORQUE O PROGRAMA ALÉM DE PREENCHER UM HIATO NA GRADE DA EMISSORA, JÁ QUE OCORRE BEM NO PERÍODO DE FÉRIAS DA MAIORIA DA POPULAÇÃO, FOI GANHANDO ESPAÇO POR APRESENTAR PESSOAS DE DIFERENTES CLASSES, TIPO FÍSICO E DE  VARIADAS REGIÕES DO PAÍS, TODAS 'TRANCAFIADAS' EM UM MESMO LOCAL TENDO QUE CONVIVER JUNTAS NA 'MARRA'!
O OBJETIVO PRINCIPAL ERA SER UM FANTOCHE DO PÚBLICO, QUE DARIA OU NÃO UM PRÊMIO MILIONÁRIO ÀQUELE QUE SE DISPUSESSE A SE DESPIR DE TODOS OS SEUS PUDORES, ÉTICA E MORAL... O BBB, AO LONGO DESSES ÚLTIMOS 10 ANOS, FOI SENDO TRANSFORMADO EM UM ESPELHO DE GRANDE PARTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA... QUANTO MAIS O PÚBLICO EXIGIA, MAIS O PROGRAMA OFERECIA...
NESSE CENÁRIO, UMA PESSOA CANSOU DE SER A INCÓGNITA DO PROGRAMA, ALIÁS, PROGRAMA QUE AMEALHOU DEZENAS DE PATROCÍNIOS MILIONÁRIOS E ALTOS ÍNDICES DE AUDIÊNCIA... E, SAINDO DAS SOMBRAS, PARA SE AUTO-DENOMINAR 'DEUS', BONINHO DEIXA DE SER APENAS O MEDÍOCRE FILHINHO DE PAPAI, E PASSA A REGER O INCONSCIENTE COLETIVO DE MILHÕES DE PESSOAS... FICAMOS ASSIM DIANTE UMA SITUAÇÃO INUSITADA: O PÚBLICO ACHA QUE AS PESSOAS TRANCAFIADAS SÃO SEUS FANTOCHES, QUE PODEM TER O PODER DE TIRAR E COLOCAR QUEM QUEREM, MAS NA REALIDADE O PÚBLICO VIROU O FANTOCHE, NA VIDA REAL, DESSE CIDADÃO... TUDO EM NOME DO DINHEIRO!
DIANTE DISSO, O ANTIGO PROGRAMA DO SILVIO SANTOS, TOPA TUDO POR DINHEIRO, SE TRANSFORMOU EM UMA IMAGEM PUERIL, UM JARDIM DE INFÂNCIA DO ENTRETENIMENTO TELEVISIVO...
AFINAL, A FRASE "QUEM QUER DINHEIROOO?" GANHOU UM OUTRO VULTO, UM OUTRO RUMO E PERDEU A GRAÇA...
(semana que vem temos mais... a Rô vai comentar sobre o programa BBB)

BEIJUS SURTADUS
REGINA


Bom Fim de Semana