21 de mai. de 2011

E A SAGA DO MEC CONTINUA...

IMAGEM
ESTAVA PROCURANDO AS PALAVRAS CERTAS PARA COMENTAR A QUESTÃO ENVOLVENDO O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O SEU LIVRO QUE ENSINA 'ERRADO'... O QUE ME DEIXOU PENSATIVA... MINHA AVÓ DEVE ESTAR REVIRANDO-SE NO TÚMULO COM ESTA HISTÓRIA. NUMA CERTA ÉPOCA DA SUA VIDA EXERCEU, O CARGO DE SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, EM SUA CIDADE, E ERA MUITO EXIGENTE QUANTO AO ENSINO. AINDA ME LEMBRO QUANDO PEQUENA, AO FALAR: “VOU LEVAR PARA MIM FAZER”, E ELA CORRIGIA IMEDIATAMENTE: VOCÊ NÃO É ÍNDIO... MIM NÃO FAZ NADA, É PARA EU FAZER. MAS VOLTANDO AO TAL LIVRO, PENSEI MUITO NO QUE DIZER E ME LEMBREI DE UMA CRÔNICA DA MINHA AVÓ EM QUE NUM TRECHO ELA DIZIA QUE A REFORMA NA EDUCAÇÃO ERA VÁLIDA, MAS QUE DESSEM PRIORIDADE À LÍNGUA DO NOSSO PAÍS. EM UM OUTRO TRECHO ELA DIZIA: “RESSALVADAS AS CONSABIDAS E HONROSAS EXCEÇÕES, ESTA GERAÇÃO SE ENTENDE ATRAVÉS DE INTERJEIÇÕES, GÍRIAS, E MODÍSMOS DO MOMENTO, COISA QUE IRÁ TRANSMITIR À QUE LHE VIER APÓS, COOPERANDO PARA QUE SURJA A ARTE DE SE COMUNICAR ATRAVÉS DE GRUNHIDOS. FALAR, MESMO, NÃO FALA. ESCREVER, ENTÃO, É QUE NÃO ESCREVE. JORNAIS, REVISTAS, DUBLAGENS DE FILMES, TRANSMISSÕES PELO RÁDIO, PROGRAMAS DE TELEVISÃO, EMBORA EXISTAM, COMO SEMPRE, AS FELIZES EXCEÇÕES, MOSTRAM DESCUIDO TERRÍVEL DA LÍNGUA. PARA FAZER HUMORISMO É PRECISO FALAR ERRADO, NÃO O ERRADO NATURAL QUANDO SE FOCALIZA UM INDIVÍDUO DE POUCAS LUZES, MAS SEM PROPÓSITO ALGUM. ASSIM, FALAR ERRADO PASSA A SER HUMORISMO, ABUSAR DA GÍRIA É SER ENGRAÇADO, E, AO QUE PARECE, AMBAS AS COISAS SÃO ALTAMENTE EDUCATIVAS. CLARO ESTÁ QUE NÃO SE ESPERA DE UM PROGRAMA SIMPLESMENTE DIVERTIDO QUE SE APÓIE EM ANTÔNIO VIEIRA, MAS SEMPRE HOUVE GRAÇA E ESPÍRITO SEM PONTAPÉS À LÍNGUA DO PAÍS. QUANDO SE INTERROGAM ESTUDANTES SOBRE A MATÉRIA DE QUE MENOS GOSTAM, A RESPOSTA É QUASE UNÂNIME: PORTUGUÊS. QUE PENA! COMO NÃO GOSTAR DA PRÓPRIA LÍNGUA, QUANDO A LÍNGUA É A SUPREMA EXPRESSÃO DA NOSSA CULTURA, É A PRÓPRIA RAIZ DA NACIONALIDADE. COMO NÃO DESEJAR USÀ-LA COM A POSSÍVEL CORREÇÃO (PORQUE ABSOLUTA CORREÇÃO NÃO CONSEGUIMOS, INFELIZMENTE).” (Trecho da crônica Rude e Doloroso Idioma de 1992)
SE NAQUELA ÉPOCA, AS COISAS ESTAVAM DAQUELE JEITO, IMAGINE AGORA QUE QUEREM INTRODUZIR NA EDUCAÇÃO ESTA NOVA MANEIRA DE ENSINAR. HOJE MESMO OS PROFESSORES, COM SEUS SALÁRIOS BAIXÍSSIMOS, FAZENDO UM ESFORÇO MUITO GRANDE PARA ENSINAR CORRETAMENTE AOS SEUS ALUNOS... ESTES SAEM DAS FACULDADES, PARA EXCERCER A PROFISSÃO QUE ESCOLHERAM, SEM TER APRENDIDO QUASE NADA. BASTA VER OS PROFISSIONAIS QUE ANDAM POR AÍ. E AGORA PARA COMPLETAR VEM O MEC COM UM ABSURDO DESTE! ONDE VAMOS PARAR? QUANDO LI O TEXTO DA RE “SOCIEDADE DOS MELINDRADOS”, QUE POR SINAL ADOREI E DEPOIS AO LER O DESABAFO SOBRE O ASSUNTO, DA NOSSA AMIGA LUCI, NO QUAL ELA ESTÁ CERTÍSSIMA, DOU GRAÇAS A DEUS, QUE TEMOS ESTE ESPAÇO PARA PODERMOS EXPRESSAR TODAS AS NOSSAS INDIGNAÇÕES... NÓS LEVAMOS MUITO TEMPO PARA PODERMOS DIZER O QUE PENSAMOS SEM CENSURA, E AGORA TEMOS QUE TOMAR MUITO CUIDADO COM O QUE FALAMOS, PARA NÃO SERMOS PROCESSADOS POR PRECONCEITO, OU SERMOS TAXADAS DE ESTARMOS COMETENDO O TAL “BULLYNG”.
CANSADA TAMBÉM (RO)


BUENAS ROSANA, VOU APROVEITAR O GANCHO E EXPLICAR UMAS 'COISINHAS'.
A INTENÇÃO ONTEM AO ESCREVER O TEXTO, FOI APENAS DE QUESTIONAR ... COISA QUE PARECE, MUITO EM BREVE, NÃO PODEREMOS MAIS FAZER. MILHARES DE CRIANÇAS CHEGAM NAS SALAS DE AULA FALANDO ERRADO, ESCREVENDO MAIS AINDA... COMO PROFESSORA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO SEMPRE DEI VALOR ÀS QUESTÕES LINGUÍSTICAS REGIONAIS, MAS SEMPRE MOSTREI QUE EXISTE UMA NORMA CULTA QUE DEVE SER SEGUIDA. SE NÃO PODERMOS MAIS FAZER ISSO, FAZER A CRIANÇA RACIOCINAR A LINGUAGEM, CORRIGIR E ENSINAR O CERTO, DE QUE NOS VALE ENSINAR?
E MESMO QUE NÃO SEJAMOS PROFESSORES, ESTAMOS NOS ENCAMINHANDO PARA UMA SOCIEDADE QUE NÃO PODE FAZER NADA, AMORDAÇADA PELAS PRÓPRIAS PALAVRAS. O RISCO QUE SE CORRE DE CRIARMOS UMA SOCIEDADE  DEMOCRÁTICA DE FACHADA É ENORME!
ONTEM MESMO, NO TIO 'TUITI' ALGUÉM RESOLVEU QUESTIONAR A TAG #MEC QUE COLOQUEI PARA DIVULGAR NOSSO TEXTO. TERIA SIDO INDIGNANTE SE NÃO FOSSE TÃO HILÁRIO. A PESSOA CRITICOU A FRASE, MAS NÃO SE DIGNOU A LER NOSSO TEXTO! DIZENDO QUE AS CRÍTICAS AO MEC NÃO TINHAM FUNDAMENTAÇÃO! 
MAS NÃO CRITIQUEI O MEC, CRITIQUEI A TODOS NÓS QUE ESTAMOS DEIXANDO AS COISAS CHEGAREM NESSE PONTO, COM MEDO DE DIZER ALGO E SER CONSIDERADO PÁRIA; A ATITUDE ESTAPAFÚRDIA DO MEC FOI APENAS UMA GANCHO PARA MOSTRAR 'QUEM' ESTAMOS NOS TRANSFORMANDO, JÁ QUE ESTAMOS VIRANDO TODOS UNS MELINDRADOS E COVARDES...
TAL CIDADÃO DISSE AINDA QUE QUEM CRITICAVA ESTAVA PAGANDO 'MICO', PORQUE O MEC NÃO ESTAVA ENSINANDO QUE O  ERRADO ERA CERTO... INFELIZMENTE, TAL CRIATURA PERDEU TODO RESPEITO AO DEMONSTRAR NITIDAMENTE QUE NEM SEQUER HAVIA LIDO NOSSO TEXTO, COISA TÍPICA DOS FÃS  DA MEDIOCRIDADE QUE CRITICAM SEM NEM AO MENOS CONHECER O CONTEÚDO. ALI, DEMONSTROU BEM QUEM PAGOU 'MICO'...
NÃO FOI NOSSO CASO, INCLUSIVE, VERIFIQUEI O LINK POSTADO, QUE MOSTROU APENAS O QUANTO OS APRESENTADORES DE TELEVISÃO ESTÃO DESPREPARADOS PARA APRESENTAR UMA MATÉRIA. SIMPLES. FICAR POLEMIZANDO COM ESSE TIPO DE GENTE E SUAS POSTURAS TOTALITÁRIAS É PIOR QUE CHOVER NO MOLHADO, É DAR RAZÃO AO  INEXPRIMÍVEL, AO TOSCO, À ARROGÂNCIA DOS IGNORANTES.
ME RECUSO A FAZER ISSO... COMO JÁ DISSE, E VOU CONTINUAR DIZENDO ATÉ MORRER (CASO NÃO MUDE NADA ANTES): VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA DE DIREITO....AINDA....(rê)