27 de out de 2011

A PEDIDOS: OS PECADOS VOLTARAM...






CIÚME


POR SUA NATUREZA E SEUS EFEITOS, O CIÚME, SE APROXIMA DA INVEJA. PORÉM, ENTRE CIÚMES E INVEJA, PERMANECEM ALGUMAS DIFERENÇAS. NA INVEJA, SENTIMOS QUE OS OUTROS POSSUEM UM BEM QUE DESEJAMOS PARA NÓS, ENQUANTO NO CIÚME DEFENDEMOS UM BEM QUE JULGAMOS SER NOSSO E QUE DESEJAMOS VER PARTILHADO COM OUTREM. (PIERRE CHARON)

AH! O CIÚME!!! PALAVRINHA QUE GERA MUITAS CONTROVÉRSIAS, MAS QUE TODO MUNDO SENTE... UNS MAIS OUTROS MENOS, MAS SENTEM.
EM ALGUM MOMENTO DA NOSSA VIDA JÁ SENTIMOS CIÚMES, O QUE É
NATURAL EM QUALQUER SER HUMANO. É BOM QUANDO PASSA A SENSAÇÃO, DE CARINHO E CUIDADO. COMO TODO SENTIMENTO, ELE TEM O SEU LADO POSITIVO E NEGATIVO: ESTÁ PRESENTE EM NOSSA VIDA, POR MAIS QUE NÃO SE QUEIRA. 
EM SUA FORMA POSITIVA, DEMONSTRA QUE ALGUÉM SE IMPORTA, E MUITAS VEZES UM LEVE CIÚMES DEIXA A RELAÇÃO MAIS GOSTOSA E O EGO ELEVADO. NESSE SENTIDO, USA-SE UM SENTIMENTO CONSIDERADO POR MUITOS COM RUIM, EM ALGO POSITIVO.
AFINAL, NADA PELO QUE UM ‘CIUMINHO’ PARA PROCURARMOS MELHORAR A NOSSA APARÊNCIA, DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES E TRABALHAR A AUTOESTIMA.
PORÉM, COMO TUDO NA VIDA, O EQUILÍBRIO DEVE SER BUSCADO, PARA SABER DIFERENCIAR AS RAZÕES E AS EMOÇÕES QUE SENTIMOS E COM ISTO NÃO ATRAPALHAR A RELAÇÃO AMOROSA, DE AMIZADE OU DE TRABALHO. 
NA CONCEPÇÃO NEGATIVA, O CIÚME FAZ A PESSOA SER EXTREMAMENTE DESCONFIADA E INSEGURA, NÃO PERCEBE O MAL QUE FAZ A SI MESMO OU AO OUTRO. FICA PREOCUPADO EM PERDER O PARCEIRO COM QUEM SE RELACIONA TORNANDO A VIDA DE AMBOS UM INFERNO.
O PIOR TIPO DE CIÚMES É AQUELE QUE FAZ ESCÂNDALOS NA RUA, REVISTA CARTEIRA, REVIRA BOLSOS, CHECA TELEFONEMAS... ENFIM, CHEGA AS RAIAS DA LOUCURA E NÃO TEM LIMITES. ESSES PRECISAM URGENTIMENTE DE TRATAMENTO.
CADA UM TEM A SUA PRÓPRIA VIDA E ISSO DEVE SER RESPEITADO EM QUALQUER RELAÇÃO. O IDEAL É ENCONTRAR O EQUILÍBRIO, DESSA FORMA CONSEGUIRÃO CONSTRUIR UMA RELAÇÃO BACANA SEM DESCONFIANÇAS E ARMADILHAS. NÃO VALE A PENA PERDER UM AMOR OU UMA AMIZADE POR CAUSA DE UM CIÚME EXAGERADO.

BJOS

ROSANA CTBA.