7 de nov. de 2011

UTILIDADE SURTADA & PÚBLICA


SEMPRE É BOM A GENTE APRENDER E SABER....

1                    Voltou a circular na internet um e-mail com falsos conselhos sobre como agir numa situação de seqüestro relâmpago, principalmente quanto à digitação de senha inversa.

2                    Este tipo de email é chamado de HOAX ou BOATO DA INTERNET.

3                    O hoax é um email que possui conteúdo alarmante ou falso e, geralmente, tem como remetente ou aponta como autora da mensagem alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental e mediante uma leitura minuciosa desse tipo de e-mail, normalmente é possível identificar em seu conteúdo mensagens absurdas e muitas vezes sem sentido.

4                    Uma mensagem intitulada “Orientação de uma juíza federal – Importante”, por exemplo, é distribuída por hackers para milhares de pessoas e estas reencaminham para outras milhares em correntes de emails e grupos.

5                    Este boato sobre a digitação inversa da senha em caso de seqüestro relâmpago existe há mais de cinco anos e reaparece com freqüência  espalhando a FALSA  informação de que a digitação inversa da senha nos caixas eletrônicos acionaria um alarme na Polícia Civil.

6                    No caso específico deste boato vislumbramos dois problemas:
·         O cliente, numa situação de seqüestro relâmpago, digita o número inverso da senha, bloqueia o cartão (após o número de tentativas previsto) e pode colocar ainda mais em risco sua vida por não conseguir sacar o dinheiro;

·         A pessoa que recebeu o email responde ao remetente que aquilo é mentira e os hackers identificam que aquele é um email válido e passam a enviar emails com trojans para tentar capturar senhas e dados do cliente.


7                    Outro boato da internet, envolvendo o nome da CAIXA, que podemos citar é o das loterias, intitulado “A casa caiu para a Caixa Econômica” e que traz UM FALSO relato sobre uma operação da Polícia Federal que teria descoberto fraude no sorteio das loterias.

8                    Você pode consultar uma lista de fraudes e boatos identificados e divulgados no site do CAIS – Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança: http://www.rnp.br/cais/fraudes.php

9                 Desde 2008, todas as fraudes e boatos identificados pelo CAIS estão sendo ordenados de acordo com a data de distribuição e disponibilizadas para consulta, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre os principais golpes que estão em circulação.


AGRADECENDO NOSSO AMIGO FANTE PELAS INFORMAÇÕES!
BEIJOS SURTADOS E BOM INÍCIO DE SEMANA POVO!
REGINA
glitters