17 de jul. de 2013

COMO FOI QUE NOS TRANSFORMAMOS NESSE BANDO DE BANANAS?


imagem


PENSE E REFLITA:



Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.

Ano 1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, dá-lhe uma bronca descomunal e ele volta tranquilo à classe.


Ano 2013: É mandado ao departamento de psiquiatria e diagnosticado como hiperativo, com transtornos de ansiedade e déficit de atenção em ADD. O psiquiatra lhe receita Rivotril. Transforma-se num zumbi. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz.



Cenário 2: Luís quebra o farol de um carro no seu bairro.

Ano 1959: Seu pai tira a cinta e aplica-lhe umas sonoras bordoadas no traseiro... A Luís, nem lhe passa pela cabeça fazer outra nova "travessura": cresce normalmente, entra na faculdade e se transforma num profissional de sucesso.


Ano 2013: Prendem o pai de Luís por maus tratos e o condenam a 5 anos de reclusão, além de impedi-lo de ver seu filho por 15 anos. Sem o modelo de uma figura paterna, Luís se volta para a droga, torna-se delinquente e termina preso.

Cenário 3: José cai enquanto corre no pátio do colégio e machuca o joelho. Sua professora, Maria, o encontra chorando e o abraça para confortá-lo...

Ano 1959: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.


Ano 2013: A professora Maria é acusada de assédio sexual e condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando as duas causas. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida.



Cenário 4: Disciplina escolar

Ano 1959: Fazíamos bagunça na classe. O professor nos castigava e, chegando em casa, nosso velho nos castigava sem piedade.


Ano 2013: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreender-nos e fica com sentimento de culpa por fazê-lo. Nosso velho vai até o colégio se queixar do docente e para consolar o filho, compra-lhe uma moto.



Cenário 5: Meados de outubro.


Ano 1959: Chega o dia de mudança de horário normal para horário de verão. Não acontece nada.


Ano 2013: Chega o dia de mudança de horário normal para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão e falta de apetite... Sem falar que, nas mulheres, aparece celulite.



Cenário 6: fim das férias.

Ano 1959: Depois de passar férias com toda a família enfiada num Gordini, durante 15 dias de sol na praia... É hora de voltar. No dia seguinte, retoma-se o trabalho e... tudo bem.


Ano 2013: Depois de voltar de Cancún, numa viagem 'all incluse', terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, pânico, etc.


COMO FOI QUE NOS TRANSFORMAMOS NESSE BANDO DE BANANAS?


BEIJOS
SURTADOSSS