7 de jan. de 2014

SANTA ESPINHEIRA-SANTA!!!

ADORO CHÁS!!!
ESSA PLANTA EM ESPECIAL
TRAZ MUITOS BENEFÍCIOS. SEMPRE QUE TENHO PROBLEMAS
ESTOMACAIS, MAIS POR CAUSA DE STRESS DE TRABALHO 
DO QUE POR EXCESSO ALIMENTARES,
FERVO TODA A PLANTA - CAULE, FOLHA, GALHOS, RAIZ, TUDO!!! -
E DEIXO DESCANSAR POR ALGUNS MINUTOS, DEPOIS TOMO MORNA E EM POUCOS
INSTANTES TODO O MAL-ESTAR PASSA...
PORÉM, COMPRO SEMPRE NO MESMO LUGAR E À GRANEL, BEM FRESQUINHAS,
NADA DE COMPRAR AQUELES SAQUINHOS INDUSTRIALIZADOS E SEM COR...
IMAGEM E TEXTO

Conhecido como santo remédio, o chá de espinheira-santa ajuda no tratamento da gastrite, contribui para a diminuição das úlceras e refluxos e ainda age como diurético, eliminando o excesso de líquidos.
Propriedades da espinheira-santa
Rica em taninos, alcaloides e sais minerais, como cálcio, sódio e enxofre, a espinheira-santa atua em todo o sistema gastrointestinal, tratando a gastrite e combatendo as úlceras estomacais e os refluxos.
Tais ações são justificadas pela presença de substâncias cicatrizantes que são ativadas quando a planta é submetida a elevadas temperaturas. Assim, a espinheira-santa trata a gastrite, pois cicatriza toda a mucosa gástrica. E ainda combate a úlcera e o refluxo por diminuir a acidez estomacal e a ação de fermentação.

Benefícios da espinheira-santa
Trata a gastrite
Combate a úlcera estomacal
Diminui o refluxo
Diminui os gases gastrointestinais
Trata a azia
Evita o mau hálito
Elimina o excesso de líquidos

Espinheira-santa é diurética

Além de ser conhecida como um chá digestivo, a bebida feita a base de espinheira-santa também é considerada diurética. Rica em triterpenos, a erva, quando ingerida, estimula o organismo a eliminar todo o excesso de líquidos retido nas células, que é o que causa o inchaço.

Onde encontrar
A espinheira-santa pode ser encontrada ressecada e embalada em lojas de produtos naturais. É importante atentar-se a qualidade do produto para garantir que a erva esteja pura e seja de boa procedência.

Como consumir
O chá de espinheira-santa pode ser consumido após as refeições para ajudar na digestão. Para prepará-lo, ferva 3 colheres de sopa da erva com 500 ml de água, abafe, coe e tome. Acrescentar folhas de hortelã pode deixar o chá mais saboroso.

BEIJÃO SURTADO,