15 de fev. de 2014

REFÉNS DO PENSAMENTO...

A PIOR COISA QUE EXISTE É QUANDO FICAMOS COM ALGUM PENSAMENTO NA CABEÇA, QUE NÃO SAI DE JEITO NENHUM, E CRIAMOS SITUAÇÕES, INÍCIOS, MEIOS E FINAIS DIFERENTES, MAS SEMPRE O MESMO PENSAMENTO.
EM SITUAÇÕES MAIS SIMPLES, REVIVEMOS CENAS, PALAVRAS, FRASES QUE FORAM DITAS QUE NÃO QUERÍAMOS DIZER (OU DEVERÍAMOS TER DITO), CENAS QUE VIMOS, E REVEMOS INúMERAS VEZES, REFRÕES DE MÚSICAS QUE SE 'GRUDAM'...
ENFIM... MUITAS VEZES SOMOS REFÉNS DE NOSSOS PENSAMENTOS E NÃO SABEMOS COMO NOS LIVRAR DISSO. 
A BOA NOTÍCIA É QUE ISSO PASSA E NEM NÃO NOS DAMOS CONTA...
...MAS SE FICAR...
CUIDADO!
SINAL QUE VOCÊ SURTOU!!!
BEM VINDO!
IMAGEM

Ter um pensamento fixo, porém indesejado, em nossas mentes é extremamente irritante. Parece que, quanto mais você tenta suprimi-los, mais eles aparecem, como se fosse uma brincadeira de mau gosto da parte do nosso cérebro. Pode ser um erro no trabalho, preocupação com dinheiro ou um medo genérico. Não importa qual seja o problema, eles normalmente são difíceis de controlar. Em um artigo na revista online American Psychologist, o especialista em supressão de pensamentos, Daniel Wegner, explica alguns métodos para evitar pensamentos indesejados. Confira os 8 melhores:

 1. Distração focada
A tendência natural é tentar se distrair para esquecermos aqueles pensamentos negativos que estão presos em nossas mentes. Distrair-se é uma boa saída, porém é melhor se distrair com uma coisa apenas. E não deixar sua mente vagar por ideias randômicas. Este estado cognitivo é associado com infelicidade. Portanto, é recomendável que você se concentre em algo como, por exemplo, uma canção, um programa de televisão ou uma tarefa qualquer.

2. Evitar estresse
Segundo pesquisas apresentadas no artigo de Wegner, o estresse não é um tipo de distração. Pelo contrário, ele intensifica o bombardeamento de pensamentos indesejáveis em nossas mentes. Portanto, não deve de forma alguma ser usado para evitar pensamentos não desejados.

3. Postergar o pensamento
Enquanto tentar suprimir um pensamento indesejável de nossas mentes só o faz voltar com mais força, adiá-lo pode funcionar. Pesquisas citadas no artigo americano mostram que postergar o pensamento negativo para uma hora mais “tranquila” do dia pode ajudar a controlar essas ideias não desejadas.

4. Terapia paradoxal
É paradoxal focar-se em algo que você quer que saia de você, mas, segundo o blog de psicologia britânico Psyblog, isso pode funcionar. O raciocínio baseia-se no princípio da terapia expositiva. Por exemplo, aracnofóbicos que são expostos ao convívio com aranhas começam a perder o medo lentamente. Esta técnica pode ser útil para combater pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos.

5. Aceitação
Talvez o que você deva fazer para evitar coisas indesejáveis é aceitá-las. Uma pesquisa da Universidade de Wisconsin-Milwaukee mostra que é mais benéfico aceitar pensamentos indesejáveis do que tentar lutar contra eles.

 6. Meditar
A meditação promove uma atitude de compaixão e não-julgamento em relação aos pensamentos que permeiam a mente. Portanto, meditar pode ser uma maneira eficiente de lidar com pensamentos indesejados.


7. Autoafirmação
Pense em coisas positivas sobre você ou em crenças que lhe deixem melhor. Isso aumentará sua confiança social e autocontrole, o que também lhe ajudará a evitar pensamentos indesejados.


8. Escrever
A escrita autoexpressiva apresenta diversos benefícios psicológicos, porque nela se expressam os pensamentos, sentimentos e desejos mais profundos. Este tipo de escrita pode ajudar-lhe a reduzir ou amenizar o impacto desses pensamentos indesejados na sua mente.




BOM INÍCIO DE SEMANA GENTE!
AMANHÃ FALAMOS MELHOR SOBRE ESSE TEXTO!
PRINCIPALMENTE O ITEM 8!!!!
BEIJÃO SURTADO!